Basquete de Santo André fez história ao chegar aos oitavos-de-final e recebe agora o FC Porto. Feito encheu de orgulho a comunidade, onde existe… a única casa dos dragões no litoral alentejano
Começou a contagem decrescente. No próximo domingo todos os caminhos irão dar ao Pavilhão Multiusos de Sines. Depois de ter feito história ao apurar-se para os oitavos-de-final da Taça de Portugal, o Atlético Basquete Clube de Santo André (BSA), que lidera a Zona Sul do Campeonato Nacional da CNB1, vai agora medir forças na prova rainha com o todo-poderoso FC Porto, candidato ao título no escalão máximo (Liga Betclic) do basquetebol luso.
A luta entre “David e Golias”, por si só, já seria motivo para festa, face ao surpreendente percurso do BSA na competição. Mas há um outro: é que em Vila Nova de Santo André, concelho de Santiago do Cacém, está também instalada, desde 2020, a única Casa do FC Porto no litoral alentejano. Na freguesia, os amigos vão assim ser, por umas horas, “queridos inimigos”.
Esta foi a primeira vez que um clube deste território alentejano conseguiu atingir uma fase tão adiantada de uma competição nacional desta envergadura. “É um feito inédito. Não é fácil uma equipa da nossa divisão (CNB1) chegar onde chegámos”, sublinha Manuel Fortes, presidente do BSA, antes de confessar a expectativa gerada em torno do embate que aí vem. “Esperamos um dia de festa para o litoral alentejano e para os amantes do basquetebol”, resume, para reconhecer de seguida: “Este ano constituímos uma equipa para subir à Proliga. Chegar até aqui na Taça de Portugal veio por acréscimo. Queríamos defrontar ‘um dos grandes’ para honrar esta caminhada e calhou-nos o FC Porto, actual vice-campeão nacional. Vai ser muito difícil”.
O dirigente reconhece total favoritismo aos azuis e brancos, até porque no basquetebol não se verifica com a mesma frequência que se assiste no futebol a existência de “tomba- -gigantes” na Taça. E lembra: “Temos dois atletas norte-americanos; o FC Porto tem sete. E a velocidade com que o FC Porto joga não tem nada a ver com a nossa”. Ainda assim, Manuel Fortes garante que o BSA não baixará os braços. “Mas vamos lutar, porque a nossa mentalidade é a de entrarmos sempre para ganhar.”
Animação preparada
Certezas, para já, há só uma. Quem se deslocar ao Multiusos de Sines vai viver um ambiente de festa, face a algumas iniciativas já preparadas, em conjunto, pelo clube e por um seu parceiro do sector audiovisual – a Morning Panorama. “Vamos ter um speaker a interagir com a assistência, um concurso de lançamentos livres ao intervalo, animação nas bancadas com a mascote do BSA e dois ecrãs gigantes: um dedicado a anúncios publicitários e outro apenas para acompanhar as actividades. Também teremos kiss cam [os casais que surgirem filmados no ecrã devem beijar-se] e vamos oferecer t-shirts”, revela Manuel Fortes.
A partida será transmitida em live streaming nas redes sociais. “Com qualidade 1080p através do Facebook e do YouTube em vários canais, aumentando assim a visibilidade por milhares de pessoas, não só aqui na nossa região mas pelo País inteiro”, revela em comunicado a Morning Panorama, responsável pela emissão.
Reunidos estão assim todos os ingredientes para uma tarde que promete ser memorável. E os ingressos começaram a ser vendidos na última segunda-feira. “A lotação é para 900 pessoas, que apenas terão de apresentar certificado de vacinação contra a covid-19. Não é necessária a apresentação de teste. E gostávamos de ver a casa cheia”, indica o responsável pelo BSA.
O espectáculo está montado. Mas a melhor parte “é o que está por trás”, vinca Manuel Fortes. “São os 70 miúdos que temos na formação, que iniciámos há dois anos, a equipa de seniores – composta por engenheiros informáticos, engenheiros civis, doutores de farmácia, entre outros – a competir ao nível que pretendemos, com a Câmara Municipal a apoiar-nos e a população que está connosco.” E a meta para o futuro está bem definida. “O nosso projecto passa por nos constituirmos como referência do litoral alentejano. Ganhar escala e catapultar esta região na modalidade com qualidade. Daqui a 10 anos sonho ver um miúdo nosso na Selecção”, revela o presidente do clube, a concluir.
Casa dos dragões festejou sorteio e tem surpresa guardada para o BSA
O duelo da Taça está também a ser encarado como “momento especial” na Casa do FC Porto em Vila Nova de Santo André. “Quando saiu o FC Porto no sorteio, fizemos logo uma festa. Temos uma equipa em parceria com o Estrela de Santo André, em futsal, e o basquete [do BSA] treina sempre no mesmo espaço antes de nós. Logo ali fizemos uma festa”, conta António Valente, presidente da casa dos dragões. “Para nós é um orgulho duplo: primeiro, por podermos receber a nossa equipa do FC Porto e, depois, por jogar na nossa terra, com uma equipa da nossa terra”, adianta.
O coração destes alentejanos apoiantes do clube nortenho não estará dividido. “Por muito que gostemos da nossa terra, somos portistas de alma e coração. Já transmiti isso aos responsáveis do BSA, que vieram cá oferecer-nos muito gentilmente dois bilhetes para assistirmos ao jogo e ainda disponibilizaram-nos outros para colocarmos à venda”, confessa, ao mesmo tempo que solta sorrisos sem deixar de frisar que a amizade é forte entre todos por aquelas bandas.
O excelente relacionamento vai ser sublinhado no dia do jogo. “Estamos a preparar uma oferta para entregar ao BSA no domingo”, avança António Valente, sem desvendar mais pormenores. E, de pronto, deixa uma espécie de prognóstico para o embate. “Esperamos sempre a vitória. Que o FC Porto ganhe e que seja um jogo de valorização máxima para os jogadores do clube da nossa terra. ”A Casa do FC Porto em Vila Nova de Santo André é a única em todo o litoral alentejano. Abriu portas em 2020 e conta com 104 associados.