Meia-maratona Terra Única junta quase 500 participantes na sua estreia em Santo André

Meia-maratona Terra Única junta quase 500 participantes na sua estreia em Santo André

Meia-maratona Terra Única junta quase 500 participantes na sua estreia em Santo André

Prova organizada por nove associações desportivas locais superou expectativas e quer afirmar-se no calendário nacional

A Meia-Maratona Terra Única juntou quase 500 participantes nos dias 3 e 4 de Maio, em Santo André, Santiago do Cacém, numa iniciativa organizada por nove associações desportivas do concelho.

- PUB -

A 1.ª edição da Terra Única ultrapassou as expectativas ao juntar quase meio milhar de maratonistas nas provas da meia-maratona (21 km), da minimaratona e caminhada (8 km) e corrida jovem. A organização acredita que “irá marcar as competições desportivas nacionais” no futuro, tendo em conta a forte adesão.

Segundo nota de Imprensa enviada a O SETUBALENSE, Carlos Papacinza e Emília Kumós Pisoeiro venceram a meia-maratona, a qual consideram ter sido um percurso “desafiante” e elogiaram o “potencial” da prova para se afirmar e crescer, deixando a garantia que “esta é uma prova à qual gostaríamos de voltar”.

O presidente da Câmara Municipal de Santiago do Cacém, Álvaro Beijinha, mostrou-se muito satisfeito pelo êxito do evento desportivo. “Alcançamos todos os objectivos, digo mesmo que os superámos ao atingirmos este número de participantes numa 1.ª edição”. Destacou ainda a reacção positiva dos atletas, que elogiaram o “percurso fantástico”, e deixou os desejos para o futuro. “Acredito que daqui a poucos anos teremos uma prova que será referência não só no Alentejo como em todo o País”.

- PUB -

A organização da prova foi assumida por nove associações do concelho, sem recurso a empresas externas. “Decidimos não contratar uma empresa, e optámos por aceitar o desafio que nove associações desportivas do concelho colocaram à câmara municipal de quererem participar na organização. Agradeço o trabalho que envolveu mais de uma centena de pessoas”, elucidou.

O autarca anunciou ainda que pelo “empenho e envolvimento o valor das inscrições dos atletas na prova vai reverter para as associações”.

A Junta de Freguesia de Santo André apoiou a iniciativa. O presidente, David Gorgulho, mostrou-se satisfeito por ver “a freguesia cada vez mais associada ao desporto, ao exercício, à saúde e ao bem-estar”. Considerou que este é “um esforço que tem sido desenvolvido ao longo de vários anos” e que a freguesia oferece “percursos desafiantes entre a zona rural e urbana”. Ressaltou também o papel das associações e “a aposta da câmara municipal na promoção de grandes eventos ao qual naturalmente nos associamos”.

- PUB -

Participaram na organização da prova as associações Kota Bike Team, Grupo Desportivo e Cultural dos Trabalhadores da Repsol Polímeros, Juventude Atlético Club, Grupo Desportivo de Santa Cruz, Grupo Desportivo e Recreativo São Francisco da Serra, Vitória Futebol Clube Ermidense, Futebol Clube Alvaladense, CrossTraining Cercal e Sporting Futebol Clube Abelense.

Para a autarquia estas entidades foram “essenciais na realização da Meia-maratona Terra Única” ao salvaguardarem o acompanhamento e confecção de refeições para os atletas.

Partilhe esta notícia
- PUB -

Notícias Relacionadas

- PUB -
- PUB -

Apoie O SETUBALENSE e o Jornalismo rumo a um futuro mais sustentado

Assine o jornal ou compre conteúdos avulsos. Oferecemos os seus primeiros 3 euros para gastar!

Quer receber aviso de novas notícias? Sim Não