Cinquenta e oito subscritores alertam para possibilidade de novas renúncias de membros do partido, na Assembleia Municipal e na CIMAL, caso a Comissão Política não recue
Um grupo de militantes e simpatizantes do PS veio hoje (sábado) apelar à Comissão Política Concelhia de Santiago do Cacém para que volte atrás na decisão que o órgão tomou de retirar a confiança política à vereadora Susana Pádua.
O apelo é feito num comunicado divulgado esta tarde, sob o título “Manifesto pela Transparência e Solidariedade”, no qual constam 58 nomes de personalidades ligadas ao partido.
“Solicitamos que seja revertida a retirada de confiança política à vereadora Susana Pádua”, lê-se num dos pontos do documento, que deixa um alerta. “Se não for revertida a decisão tomada em relação à camarada Susana Pádua, outros militantes do Partido Socialista, com assento na Assembleia Municipal e na CIMAL, poderão pedir a renúncia aos mandatos que detêm nos órgãos para os quais foram eleitos.”
O grupo defende que a Comissão Política, presidida por Rodrigo Charrua, foi “ilegalmente” constituída na reunião de 29 de Agosto último.
“A partir do momento que os membros suplentes, sem prévia renúncia dos efectivos substituídos, tomam posse e votam na eleição da Comissão Política a ilegalidade está consumada no respectivo acto e, consequentemente, nos pontos que se seguem na ordem de trabalhos. Por isso, em nossa opinião, a comissão política não podia tomar posse, em virtude dos membros efectivos não serem suficientes para o necessário quórum”, afirmam os socialistas.
O grupo manifesta ainda “solidariedade à vereadora Susana Pádua, ao ex-vereador Artur Ceia e aos três membros da Assembleia da União das Freguesias de Santiago do Cacém, São Bartolomeu da Serra e Santa Cruz que pediram renúncia, por discordância com o rumo político seguido pela Comissão Política Concelhia do PS de Santiago do Cacém”.
A concelhia socialista reagiu esta noite, através de uma nota de esclarecimento (ver https://osetubalense.com/local/santiago-do-cacem/concelhia-do-ps-de-santiago-do-cacem-responde-a-grupo-solidario-com-susana-padua/).
Abaixo, comunicado na íntegra
Manifesto pela Transparência e Solidariedade
Considerando que a dignidade do Partido Socialista de Santiago do Cacém carece de rápida, democrática e responsável clarificação, um conjunto de autarcas e militantes do PS sentem-se compelidos a prestar os seguintes esclarecimentos e divulgar a posição política daí resultante:
Aspetos procedimentais
1. A convocatória para a reunião da comissão política do passado dia 29 de agosto não continha, na sua Ordem de Trabalhos, qualquer ponto relativo à retirada da confiança política;
2. Nessa reunião, de tomada de posse, estiveram presentes membros efetivos e suplentes, sem ser seguida a ordem pela qual foram eleitos, e sem ser esgotada a lista dos membros efetivos;
3. A partir do momento que os membros suplentes, sem prévia renúncia dos efetivos substituídos, tomam posse e votam na eleição da comissão política, a ilegalidade está consumada no respetivo ato e, consequentemente, nos pontos que se seguem na ordem de trabalhos;
3.1. Por isso, e em nossa opinião, a comissão política não podia tomar posse, em virtude dos membros efetivos não serem suficientes para o necessário quórum;
4. A proposta da retirada de confiança política está carregada de inverdades e de juízos de valor sem qualquer suporte factual;
4.1. A proposta acima referida foi lida pelo presidente da Comissão Política e secundada por membros da Comissão Política ilegalmente constituída, sem ser dada à vereadora Susana Pádua a possibilidade de esta apresentar a sua defesa, promovendo um total atropelo aos princípios do Estado de Direito, que são parte inalienável da história e da estrutura genética do Partido Socialista. Estes episódios revelam todo um processo de perseguição política que, paulatinamente, se vem manifestando desde 2021.
Assim, e com base nos considerandos mencionados, solicitamos que seja revertida a retirada de confiança política à vereadora Susana Pádua.
Aspetos políticos
Aproveitamos o presente para:
• Reiterar que nunca, na ação política desenvolvida pelos Camaradas Artur Ceia, Susana Pádua, Ricardo Cruz, Mário Ciríaco e Ana Bernardino, esteve em causa o respeito pelo quadro ideológico, cultural, democrático e politicamente responsável que o Partido Socialista defende. Antes pelo contrário, em conjunto ou cada um nas suas funções, o Partido Socialista e os seus princípios foram dignamente defendidos, reforçados e o eleitorado que neles confiou, respeitado.
• Manifestar a nossa solidariedade à vereadora Susana Pádua, ao ex. vereador Artur Ceia e aos três membros da Assembleia de Freguesia da União das Freguesias de Santiago do Cacém, São Bartolomeu da Serra e Santa Cruz que pediram a renúncia por discordância com o rumo político seguido pela Comissão Política Concelhia do PS de Santiago do Cacém:
Aproveitamos também para:
• Informar que se não for revertida a decisão tomada em relação à camarada Susana Pádua, outros militantes do Partido Socialista com assento na Assembleia Municipal e na CIMAL, poderão pedir a renúncia aos mandatos que detêm nos órgãos para os quais foram eleitos.
• Alertar para o necessário cumprimento das regras democráticas de funcionamento das estruturas políticas que representam o PS nos diversos “fora”, de respeito por quem os integra e também para que, doravante, as preocupações da CPC se recentrem em torno das verdadeiras necessidades das populações do Concelho de Santiago do Cacém.
Santiago do Cacém, 7 de setembro de 2024
Os subscritores,
- Ana Bela Garcia
- Ana Bernardino
- Ana Carolina Pádua
- Ana Catarina Rosa
- Ana Paula Matos
- Ana Paula Silva
- Andreia Cipriano
- António Loureiro Brito
- Arnaldo Godinho
- Artur Manuel Fernandes Ceia
- António José Pádua
- Cátia Brito
- Carlos Mesquita Figueiredo
- Carla Senos
- Esperança Nunes Patrício A. Pereira de Sousa
- Fernando M. Revés Ilhéu
- Fernando A. Pereira de Sousa
- Filipe Silva
- Filomena Barroso
- Flávia Isabel da Silva Freire
- Inês Correia Pádua
- Isabel Brito
- Isabel Marques
- Jean Pierre Bentes
- João Pedro da Silva Teixeira
- Leonel Pedro dos Santos de Matos
- Lucinda Antunes
- Luís Vicente
- Maria Bárbara Caiado
- Manuel Botelho Mourão
- Manuel José Gião Caeiro
- Marco Cipriano
- Mário Ciríaco
- Maria Pereira
- Manuela Tavares
- Miriame Mascarenhas
- Manuel Antunes
- Margarida Isabel de Matos Pereira
- Natália José Ferreira Caeiro
- Nelson Rosa
- Nuno José Tomé Ferreira
- Nuno Oliveira
- Paula Barroso
- Paulo Pinela
- Rafael Silva
- Rita Alexandra da Silva Semedo
- Ricardo Cruz
- Sara maria Chambel Ceia
- Silvino Ramos
- Susana Pereira
- Tânia Louro Correia
- Tatiana Roda
- Tatiana Vicente
- Teresa Carvalho
- Tiago Maria Jantarão da Silva Lopes
- Vasco Maria Jantarão Lopes da Silva
- Vítor Correia
- Vítor José Pereira Miguel