Entre novas apostas e reconduções a coligação apresentou os cabeças-de-lista numa sardinhada no Rio da Figueira, no passado domingo
A CDU já tem fechada a lista de candidatos à câmara municipal, assembleia municipal e juntas de freguesia em Santiago do Cacém. Os nomes foram apresentados também este domingo, numa sardinhada no Rio da Figueira, momento que contou com a participação da deputada à Assembleia da República, Paula Santos.
Assim, a coligação volta a apostar em Paula Lopes para a presidência da Assembleia Municipal de Santiago do Cacém, órgão do qual é membro desde 2005 e no qual assume a presidência desde 2012.
Hélia Rodrigues é reconduzida à presidência da Junta de Freguesia de Abela, autarquia que preside desde 2021 e na qual é eleita desde 2009. Outra cara conhecida é a de Sérgio Santiago, presidente da Junta de Freguesia de Cercal do Alentejo, cargo para o qual é também reconduzido e que já tinha desempenhado entre 2009 e 2013.
Para a Junta de Freguesia de São Domingos é indicado Francisco Assunção, que já foi membro daquela assembleia de freguesia em 2013. Isabel Contente surge como indicação para a União das Freguesias de Santiago do Cacém, Santa Cruz e São Bartolomeu da Serra, freguesia que preside desde 2017, enquanto é membro da assembleia municipal – desde 2013.
Dário Palma é candidato à presidência da Junta de Freguesia de Ermidas-Sado e destaca-se por ter treinado o União de Santiago durante sete épocas e, desde 2023, é o CR O Grandolense. O actual presidente da Junta de Freguesia de Santo André, David Gorgulho, é também aposta da coligação para um cargo que ocupa desde 2017.
Fernando Gonçalves candidata-se à Junta de Freguesia de Vale de Água. O presidente da Comissão Instaladora da Freguesia de Vale de Água presidiu a esta junta de freguesia, durante quatro mandatos consecutivos, até à sua extinção. Para a freguesia de São Francisco da Serra o nome lançado volta a ser Pedro Gamito, uma autarquia que preside desde 2023 – momento em que teve de assumir funções. Foi presidente desta freguesia entre 2005 e 2017.
Por fim, e para a Junta de Freguesia de Alvalade, Ângela Nunes Silva é o nome indicado pela CDU. É, desde 2023, presidente da Associação dos Serviços Sociais, Culturais e Desportivos dos Trabalhadores das Autarquias do Concelho de Santiago do Cacém, tendo ainda feito parte da assembleia desta freguesia.
Os nomes que acompanham Vítor Proença
Que Vítor Proença é candidato à presidência Câmara Municipal de Santiago do Cacém já se sabe, mas faltavam ainda conhecer os nomes que compunham a restante lista.
O chefe de gabinete do presidente da Câmara Municipal de Santiago do Cacém, Joaquim Pinheiro, surge em 5.º lugar e, logo em seguida, Fábio Pereira, tesoureiro da Junta de Freguesia de Santo André. Em 3.º e 2.º lugares surgem, respectivamente, Sónia Gonçalves, vereadora naquela autarquia desde 2021 e, Albano Pereira, também vereador no município desde 2013.