A Câmara de Santiago do Cacém atribuiu, esta sexta-feira, uma verba de cinquenta e dois mil euros à Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Santo André, para apoio financeiro à obra de ampliação e remodelação do quartel daquela corporação.
Helga Nobre
Trata-se do “contributo” da autarquia a uma obra que visa criar melhores condições para os bombeiros que prestam serviço na associação humanitária adiantou o presidente da Câmara de Santiago do Cacém.
“Há a perspetiva da taxa de comparticipação dos fundos comunitários chegar aos 95 por cento mas isso não significa que o nosso contributo venha a baixar porque há um conjunto de outras obras que não são abrangidas”, garantiu Álvaro Beijinha.
A candidatura para a ampliação e remodelação do quartel dos bombeiros de Santo André foi aprovada em dezembro do ano passado.
O investimento ascende a 400 mil euros, tem financiamento comunitário na ordem dos 85%, e a associação tem realizado várias campanhas para angariar o valor em falta, cerca de 120 mil para fazer face a todas as necessidades da obra, que inclui construção de camaratas, balneários e parque para estacionamento de viaturas.
Para o presidente da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Vila Nova de Santo André, Fonseca Santos, o apoio da autarquia vem ajudar a ficar mais perto dos valores que são necessários para realizar a obra.
“Até esta altura já recolhemos 22 mil dos 51 mil euros que necessitamos”, contabilizou Fonseca Santos que se mostrou “confiante” que a associação vai conseguir recolher os donativos necessários para atingir o valor não comparticipado.
O responsável diz que o valor necessário pode aumentar tendo em conta o mobiliário e “obras complementares” que “são necessários” e apesar de não terem sido contemplados na candidatura “que estão a cargo da associação”, acrescentou.
Além do protocolo com a Câmara Municipal de Santiago do Cacém, a associação assinou também o ato de consignação com a empresa de Odivelas que vai realizar a obra, Ribeiro Ferreira Lda.
A obra arranca na próxima semana, com a limpeza dos terrenos, e tem uma previsão de dez meses.
A Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Santo André foi a única das quatro existentes no concelho de Santiago do Cacém, que viu aprovada a candidatura aos fundos comunitários.
No final da cerimónia, foi feito um minuto de silêncio numa homenagem ao bombeiro que faleceu esta quinta-feira num acidente de viação.