Bruno Gonçalves Pereira (STC) vence Câmara de Santiago do Cacém por 93 votos

Bruno Gonçalves Pereira (STC) vence Câmara de Santiago do Cacém por 93 votos

Bruno Gonçalves Pereira (STC) vence Câmara de Santiago do Cacém por 93 votos

Movimento independente ‘rouba’ autarquia à CDU que estava no poder há 51 anos. Coligação fica com três vereadores e Chega entra no ‘mapa’ da vereação

Bruno Gonçalves Pereira, do Somos Todos Cidadãos, foi eleito presidente da Câmara Municipal de Santiago do Cacém. O movimento independente, apoiado pelo PS e pelo PSD, consegue um feito histórico ao ‘roubar’ a autarquia à CDU, que estava no poder há 51 anos.

- PUB -

Com 40,34% o grupo de cidadãos conseguiu três mandatos, número igual ao da CDU que também conseguiu três eleitos (39,67%). O Chega, terceiro partido mais votado (11,61%) passa a contar também com um vereador. A coligação BE-L-PAN ficou em 4.º dos mais votados (4,96%). A diferença de votos entre o primeiro e segundo lugares é de 93 votos.

Nas freguesias a votação esteve renhida, com a CDU a levar a melhor ao vencer em cinco freguesias e o STC nas restantes quatro. Com isto, a CDU fica com 42 eleitos nas assembleias de freguesia, o grupo de cidadãos com 29, o PS com 7, o Chega com 2 e a coligação BE-L-PAN com 1.

No caso da assembleia municipal os dois partidos mais votados ficam com o mesmo número de eleitos (9 cada um), tendo o Chega conseguido eleger dois membros e o BE-L-PAN um.

- PUB -

No total de votantes este ano foram às urnas 58,54% dos eleitores, sendo que há quatro anos tinham ido votar 51,88% dos recenseados.

Notícia atualizada às 1h21 de 13 de outubro de 2025

Partilhe esta notícia
- PUB -

Notícias Relacionadas

- PUB -
- PUB -

Apoie O SETUBALENSE e o Jornalismo rumo a um futuro mais sustentado

Assine o jornal ou compre conteúdos avulsos. Oferecemos os seus primeiros 3 euros para gastar!

Quer receber aviso de novas notícias? Sim Não