26 Junho 2024, Quarta-feira

- PUB -
Águas Públicas do Alentejo investe 1,4 milhões de euros em limpeza de lagoas

Águas Públicas do Alentejo investe 1,4 milhões de euros em limpeza de lagoas

Águas Públicas do Alentejo investe 1,4 milhões de euros em limpeza de lagoas

BioSmart já iniciou trabalhos que abrangem 33 ETAR de 13 municípios, onde se incluem as de Santiago do Cacém e Odemira

A Águas Públicas do Alentejo adjudicou à empresa BioSmart, do Grupo NOV Ambiente e Energia, por pouco mais de 1,4 milhões de euros, a limpeza das lagoas de 33 Estações de Tratamento de Águas Residuais. Os trabalhos de remoção de lamas têm um prazo de execução de três anos e abrangem as ETAR dos concelhos de Santiago do Cacém, Odemira, Aljustrel, Arraiolos, Barrancos, Beja, Castro Verde, Cuba, Mértola, Serpa, Vendas Novas, Viana do Alentejo e Vidigueira.

Segundo o grupo empresarial, os trabalhos já foram iniciados e, no total, está estimada “a retirada de 24 350 toneladas de lamas, 6 360 com recurso a jangada e 17 990 com recurso a giratória”. “Está prevista a limpeza de 33 lagoas, sete com recurso a jangada com bombagem para aspiração de lamas e secagem através da utilização de unidade de desidratação móvel e 26 com recurso a meios mecânicos do tipo giratória, com balde de limpeza sem dentes e lagartas de borracha e secagem das lamas através de desidratação solar”, explica o Grupo NOV em comunicado.

- PUB -

De acordo com a mesma nota, a adjudicação “apresenta um valor máximo de 1.418.715,40 euros, dependendo do volume de trabalhos efectivamente necessários, medidos em toneladas de lamas removidas, transportadas e entregues para deposição em destino final adequado”. O valor final a suportar pela Águas Públicas do Alentejo “dependerá, essencialmente, do volume de lamas removidas (m3) e da quantidade de lamas (toneladas) enviadas para destino final adequado, sendo admissíveis a valorização agrícola e a compostagem”, reforça o grupo empresarial, a finalizar.

Partilhe esta notícia
- PUB -

Notícias Relacionadas

- PUB -
- PUB -