11 Agosto 2022, Quinta-feira
- PUB -
InícioLocalSantiago do CacémÁlvaro Beijinha em 'presidência aberta' por São Domingos e Vale de Água

Álvaro Beijinha em ‘presidência aberta’ por São Domingos e Vale de Água

Presidente da Câmara aprofundou o conhecimento sobre as principais preocupações da união das freguesias

“É sempre importante estarmos no terreno, para fazermos o levantamento das situações e encontrarmos soluções para cada uma das localidades”. É assim que Álvaro Beijinha, presidente da Câmara de Santiago do Cacém, resume a importância da iniciativa “Presidência nas Freguesias” promovida pelo executivo municipal, na sequência do périplo realizado pela União de Freguesias de São Domingos e Vale de Água.

- PUB -

A visita, inserida nesta espécie de “presidência aberta”, decorreu de 11 a 13 deste mês, com Álvaro Beijinha a liderar a comitiva composta pelos vereadores com pelouros, pela presidente da União das Freguesias, Ana Gonçalves, e por técnicos autárquicos das respectivas áreas. Objectivo: “contactarem e inteirarem-se das preocupações da população” local, faz notar o município, em nota de Imprensa.

Em jeito de balanço ao périplo, o chefe do executivo municipal destacou na educação “os investimentos que a Câmara Municipal tem realizado de forma a manter as escolas rurais”. Até porque, “os sucessivos Governos têm uma política que vai no sentido de as encerrar”, disse, citado no documento. E até deixou um exemplo: “O pré-escolar em Vale de Água esteve para encerrar, porque realmente tinha dois alunos, mas nós solicitámos a sua suspensão e, actualmente, é com muita satisfação que vemos 14 alunos nesta escola”.

This slideshow requires JavaScript.

- PUB -

Na acção social, o autarca observou as dificuldades sentidas por parte da Casa do Povo e admitiu que a situação merece “uma reflexão” atenta da sociedade e do poder político. E na área da saúde, a comitiva inteirou-se sobre “o projecto da Unidade Local de Saúde do Litoral Alentejano para a remodelação da extensão de saúde de São Domingos”.

Da deslocação aos empreendimentos de turismo no espaço rural, Estrela do Cerro e Monte do Salgueirinho, bem como ao Museu da Farinha e ao turismo rural Casa da Moagem, o edil saiu reconfortado uma vez que “os empresários sentem já a retoma”. O itinerário da comitiva contemplou também a barragem de Fonte Serne, a exploração agrícola e de secagem de arroz de Joaquim Sobral, o Monte dos Alhos, o Monte da Vinha, a Herdade do Cebolal e o Centro de Colheita de Sémen de Suíno de Vale de Água.

O programa englobou uma reunião com o movimento associativo, que decorreu no edifício da Sede da Junta de Freguesia, em São Domingos, e a realização da reunião descentralizada de Câmara, nas instalações da delegação da Junta de Freguesia em Vale de Água.

Comentários

- PUB -

Mais populares

Histórica estação rodoviária na 5 de Outubro vai dar lugar a supermercado Continente

Edifício está a ser alvo de estudos há cerca de uma semana, com o objectivo de abrir espaço do grupo Sonae

Hospital da Luz Setúbal confirma nova clínica no centro da cidade

Dr. José Ferreira Santos, director clínico do estabelecimento, confirma pólo adicional para aproximar clientes do centro hospitalar

PSP de Setúbal sem meios para se deslocar a atropelamento em frente à esquadra

Acidente na Avenida Luísa Tody fez uma vítima de 88 anos
- PUB -