12 Agosto 2022, Sexta-feira
- PUB -
InícioLocalSantiago do CacémMultiusos de Sines promete festa grande com “queridos inimigos” na luta da...

Multiusos de Sines promete festa grande com “queridos inimigos” na luta da Taça

Basquete de Santo André fez história ao chegar aos oitavos-de-final e recebe agora o FC Porto. Feito encheu de orgulho a comunidade, onde existe… a única casa dos dragões no litoral alentejano

- PUB -

Começou a contagem decrescente. No próximo domingo todos os caminhos irão dar ao Pavilhão Multiusos de Sines. Depois de ter feito história ao apurar-se para os oitavos-de-final da Taça de Portugal, o Atlético Basquete Clube de Santo André (BSA), que lidera a Zona Sul do Campeonato Nacional da CNB1, vai agora medir forças na prova rainha com o todo-poderoso FC Porto, candidato ao título no escalão máximo (Liga Betclic) do basquetebol luso.

A luta entre “David e Golias”, por si só, já seria motivo para festa, face ao surpreendente percurso do BSA na competição. Mas há um outro: é que em Vila Nova de Santo André, concelho de Santiago do Cacém, está também instalada, desde 2020, a única Casa do FC Porto no litoral alentejano. Na freguesia, os amigos vão assim ser, por umas horas, “queridos inimigos”.

Esta foi a primeira vez que um clube deste território alentejano conseguiu atingir uma fase tão adiantada de uma competição nacional desta envergadura. “É um feito inédito. Não é fácil uma equipa da nossa divisão (CNB1) chegar onde chegámos”, sublinha Manuel Fortes, presidente do BSA, antes de confessar a expectativa gerada em torno do embate que aí vem. “Esperamos um dia de festa para o litoral alentejano e para os amantes do basquetebol”, resume, para reconhecer de seguida: “Este ano constituímos uma equipa para subir à Proliga. Chegar até aqui na Taça de Portugal veio por acréscimo. Queríamos defrontar ‘um dos grandes’ para honrar esta caminhada e calhou-nos o FC Porto, actual vice-campeão nacional. Vai ser muito difícil”.

- PUB -

O dirigente reconhece total favoritismo aos azuis e brancos, até porque no basquetebol não se verifica com a mesma frequência que se assiste no futebol a existência de “tomba- -gigantes” na Taça. E lembra: “Temos dois atletas norte-americanos; o FC Porto tem sete. E a velocidade com que o FC Porto joga não tem nada a ver com a nossa”. Ainda assim, Manuel Fortes garante que o BSA não baixará os braços. “Mas vamos lutar, porque a nossa mentalidade é a de entrarmos sempre para ganhar.”

Animação preparada

Certezas, para já, há só uma. Quem se deslocar ao Multiusos de Sines vai viver um ambiente de festa, face a algumas iniciativas já preparadas, em conjunto, pelo clube e por um seu parceiro do sector audiovisual – a Morning Panorama. “Vamos ter um speaker a interagir com a assistência, um concurso de lançamentos livres ao intervalo, animação nas bancadas com a mascote do BSA e dois ecrãs gigantes: um dedicado a anúncios publicitários e outro apenas para acompanhar as actividades. Também teremos kiss cam [os casais que surgirem filmados no ecrã devem beijar-se] e vamos oferecer t-shirts”, revela Manuel Fortes.

- PUB -

A partida será transmitida em live streaming nas redes sociais. “Com qualidade 1080p através do Facebook e do YouTube em vários canais, aumentando assim a visibilidade por milhares de pessoas, não só aqui na nossa região mas pelo País inteiro”, revela em comunicado a Morning Panorama, responsável pela emissão.

Reunidos estão assim todos os ingredientes para uma tarde que promete ser memorável. E os ingressos começaram a ser vendidos na última segunda-feira. “A lotação é para 900 pessoas, que apenas terão de apresentar certificado de vacinação contra a covid-19. Não é necessária a apresentação de teste. E gostávamos de ver a casa cheia”, indica o responsável pelo BSA.

O espectáculo está montado. Mas a melhor parte “é o que está por trás”, vinca Manuel Fortes. “São os 70 miúdos que temos na formação, que iniciámos há dois anos, a equipa de seniores – composta por engenheiros informáticos, engenheiros civis, doutores de farmácia, entre outros – a competir ao nível que pretendemos, com a Câmara Municipal a apoiar-nos e a população que está connosco.” E a meta para o futuro está bem definida. “O nosso projecto passa por nos constituirmos como referência do litoral alentejano. Ganhar escala e catapultar esta região na modalidade com qualidade. Daqui a 10 anos sonho ver um miúdo nosso na Selecção”, revela o presidente do clube, a concluir.

Casa dos dragões festejou sorteio e tem surpresa guardada para o BSA

O duelo da Taça está também a ser encarado como “momento especial” na Casa do FC Porto em Vila Nova de Santo André. “Quando saiu o FC Porto no sorteio, fizemos logo uma festa. Temos uma equipa em parceria com o Estrela de Santo André, em futsal, e o basquete [do BSA] treina sempre no mesmo espaço antes de nós. Logo ali fizemos uma festa”, conta António Valente, presidente da casa dos dragões. “Para nós é um orgulho duplo: primeiro, por podermos receber a nossa equipa do FC Porto e, depois, por jogar na nossa terra, com uma equipa da nossa terra”, adianta.

O coração destes alentejanos apoiantes do clube nortenho não estará dividido. “Por muito que gostemos da nossa terra, somos portistas de alma e coração. Já transmiti isso aos responsáveis do BSA, que vieram cá oferecer-nos muito gentilmente dois bilhetes para assistirmos ao jogo e ainda disponibilizaram-nos outros para colocarmos à venda”, confessa, ao mesmo tempo que solta sorrisos sem deixar de frisar que a amizade é forte entre todos por aquelas bandas.

O excelente relacionamento vai ser sublinhado no dia do jogo. “Estamos a preparar uma oferta para entregar ao BSA no domingo”, avança António Valente, sem desvendar mais pormenores. E, de pronto, deixa uma espécie de prognóstico para o embate. “Esperamos sempre a vitória. Que o FC Porto ganhe e que seja um jogo de valorização máxima para os jogadores do clube da nossa terra. ”A Casa do FC Porto em Vila Nova de Santo André é a única em todo o litoral alentejano. Abriu portas em 2020 e conta com 104 associados.

Comentários

- PUB -

Mais populares

PSP de Setúbal sem meios para se deslocar a atropelamento em frente à esquadra

Acidente na Avenida Luísa Tody fez uma vítima de 88 anos

Hospital da Luz Setúbal confirma nova clínica no centro da cidade

Dr. José Ferreira Santos, director clínico do estabelecimento, confirma pólo adicional para aproximar clientes do centro hospitalar

João Martins: “Deixo uma casa com bom nome e reconhecida”

Criou, desenvolveu e consolidou a Escola Profissional do Montijo (EPM). Ao fim de 29 anos e uns pozinhos, o professor decidiu passar o testemunho
- PUB -