30 Abril 2024, Terça-feira
- PUB -
InícioLocalSantiago do CacémSantiago do Cacém arranca com criação de Balcão Único Municipal

Santiago do Cacém arranca com criação de Balcão Único Municipal

Aposta na modernidade administrativa. Primeira de três fases do projecto já está em marcha. Objectivo é centralizar todo o tipo de serviços num único atendimento personalizado, que deverá estar a funcionar em meados deste ano

A Câmara de Santiago do Cacém deu mais um passo rumo à modernidade administrativa, ao iniciar, nesta segunda-feira, 6, a primeira fase do projecto de criação do Balcão Único Municipal (BUM).

- PUB -

“Iniciámos, esta semana, uma fase decisiva do processo de desmaterialização de procedimentos, que, na prática, visa acabar com a circulação de papel dentro da Câmara, através de uma aplicação de gestão documental (MyDoc)”, revela a autarquia em nota de Imprensa. “Este é um processo no qual a Câmara tem vindo a trabalhar há mais de um ano e que visa não só eliminar burocracia, como também facilitar, em primeiro lugar, os próprios serviços internos. Se funcionarmos melhor internamente, a nossa resposta ao munícipe será mais célere e eficiente”, reforça Álvaro Beijinha, presidente da autarquia, citado na mesma nota.

O autarca lembra que esta “é uma primeira fase”, com a aplicação deste módulo informático, sendo necessária uma “fase de adaptação” nos primeiros dias, face à complexidade de processos. “Fomos ver exemplos noutras câmaras. Mas também temos consciência que, passada esta primeira fase, tudo entrará dentro da normalidade e começaremos a sentir ganhos muito significativos, primeiro internamente e depois, seguramente, as pessoas lá fora também vão sentir”, salienta.

A Câmara de Santiago do Cacém está já a preparar a implementação da segunda fase do projecto, com o lançamento de outra aplicação: MyNet. “Essa, sim, com repercussões mais directas com os munícipes”, observa, acrescentando que este segundo passo poderá ser uma realidade “dentro de dois ou três meses”.

- PUB -

“Permitirá, através de uma plataforma – tal como hoje acontece com o Portal das Finanças – funcionar como um Portal do Munícipe, em que as pessoas poderão interagir com os serviços municipais, entregando requerimentos ou acompanhando os processos através dessa plataforma. Mesmo quando vierem a um atendimento na Câmara, ainda que queiram entregar um documento em papel, o mesmo será logo digitalizado e será espoletado todo o serviço interno em formato digital”, explica o edil.

Previsto funcionar em Julho

Só após a conclusão das duas primeiras fases é que surgirá um terceiro projecto, que, segundo Álvaro Beijinha, será “o culminar do grande objectivo de desmaterialização e de facilitação da relação com os munícipes, que é a criação de um Balcão Único Municipal, um atendimento centralizado”.

- PUB -

A Câmara vai agora lançar a empreitada e o objectivo é que o BUM possa estar a funcionar no mês de Julho. “Num espaço apenas, as pessoas poderão pagar a água, entregar requerimentos, ou tratar de assuntos relacionados com licenciamentos urbanísticos, taxas e licenças, cemitério, ou seja, tudo aquilo que pressupõe serviços de atendimento na Câmara”, adianta.

A concluir, Álvaro Beijinha traça uma meta: “Centralizar tudo num atendimento personalizado, com funcionários preparados e habilitados para, em qualquer área, dar uma resposta eficiente e célere ao munícipe.”

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros

Árvore da liberdade perpétua 25 de Abril em Setúbal

Escultura de Ricardo Crista foi inaugurada, no Largo José Afonso
- PUB -