Fábrica de Palmela inaugurou edifício de dois pisos num investimento de 10 milhões de euros. Nos próximos dois anos deverá criar mais de 150 novos postos de trabalho
A Visteon inaugurou, esta quinta-feira, um edifício novo, de raíz, de dois pisos, nas suas instalações de Palmela, que vem reforçar a aposta da empresa na tecnologia para a produção de produtos eletrónicos para cockpits de veículos e soluções para carros conectados. Um investimento em torno dos 10 milhões de euros que, para além das mais-valias operacionais, irá criar nos próximos dois anos mais de 150 postos de trabalho, garantia dada por João Paulo Ribeiro, vice-presidente da Visteon.
Na apresentação oficial do espaço, o responsável destacou que a fábrica de Palmela “tornou-se num polo muito importante para a Visteon, é a maior fábrica da Visteon, a fábrica mais complexa”.
Este novo espaço, sublinha “é uma alavancagem de tecnologia que nos vai permitir entrar na zona de eletrificação de uma forma mais rápida, com produção interna e vai fazer com que a empresa consiga continuar a investir no nosso concelho e, ao mesmo tempo, a criar postos de trabalho” e ser uma empresa de vanguarda a nível de tecnologia.
Presente na cerimónia, o presidente da Câmara de Palmela, Álvaro Amaro, disse sentir-se feliz “sobretudo por nestes 12 anos ter estado nestas fases de crescimento, desenvolvimento, inovação e criação de centros de excelência nesta área, num cluster que é importante para o concelho”.
O autarca deixou o elogio para capacidade de trabalho, investimento e ambição das empresas, mas também, o papel da autarquia nestes processos. “Estamos a falar de projetos que tiveram de ser aprovados em tempo recorde, num contexto de grande competitividade com outros países. Para mim é gratificante poder demonstrar que o investimento que é feito com visão estratégica, bem planeado e trabalhado connosco, antes de centrar os licenciamentos, acaba por ser fácil, por ser agilizado e sobretudo por ganhar na competitividade fixando os investimentos desta importante multinacional no nosso território, em vez de países vizinhos ou países do Oeste Europeu. Foi esse, o contexto que senti que que implicava um esforço dos serviços municipais e o meu envolvimento pessoal, político e técnico para que tudo corre-se bem”.
Expansão dois novos investimentos previstos para 2026
Na apresentação deste novo polo operacional da Visteon em Palmela, João Paulo Ribeiro, revelou também que a partir de 2026 a empresa avançará com a ampliação da central fotovoiltaica com o objetivo de “reduzir custos” e de ter “uma pegada carbónica menos pesada tornando-a mais competitiva”. Com este investimento a central passará de 880 KVA para 1750 KVA. Prevista está também a expansão da fábrica de magnésio (thixo) com 1850m2) e o lançamento de uma unidade de pintura (550m2).