12 Junho 2024, Quarta-feira

- PUB -
Trabalhadores da Autoeuropa temem consequências das paragens e lay-off

Trabalhadores da Autoeuropa temem consequências das paragens e lay-off

Trabalhadores da Autoeuropa temem consequências das paragens e lay-off

Para terça-feira está marcada uma reunião das comissões de trabalhadores das empresas do Parque Industrial da Autoeuropa

As Comissões de Trabalhadores do parque industrial da Autoeuropa estão preocupadas com as consequências para as duas dezenas de empresas das paragens de produção e recurso ao lay-off da fábrica de automóveis de Palmela.

- PUB -

“O recurso ao lay-off [na Autoeuropa] deixa-nos mais preocupados com a incerteza de como as empresas fornecedoras reagirão a esta forma de paragem de produção”, lê-se num comunicado divulgado pela Coordenadora das Comissões de Trabalhadores do parque industrial da Autoeuropa, em Palmela, que se reúnem na terça-feira.

A administração da fábrica de automóveis Volkswagen/Autoeuropa anunciou no passado dia 9 de Maio a intenção de fazer duas paragens de produção temporárias, com aplicação do lay-off, num período de oito dias no mês de Junho e de 13 dias no mês de Julho, devido a uma reestruturação para a descarbonização da fábrica.

No comunicado, a coordenadora recorda que as anteriores paragens de produção, em que a administração da Autoeuropa recorreu ao lay-off, afectaram principalmente trabalhadores temporários e contratados a termo, que viram o seu vínculo contratual terminar e que foram colocados no desemprego.

- PUB -

A coordenadora refere ainda que, durante as anteriores paragens de produção na Autoeuropa, os trabalhadores de empresas do parque industrial sofreram quebras de rendimento de 5%, 10% ou mesmo de 33%, que, neste último caso, significa uma redução de um terço do salário nos dias de paragem.

A reunião das comissões de trabalhadores das empresas do Parque Industrial da Autoeuropa está marcada para as 8h30 da próxima terça-feira, dia 21 de Maio.

Partilhe esta notícia
- PUB -

Notícias Relacionadas

- PUB -
- PUB -