23 Maio 2024, Quinta-feira

- PUB -
Trabalhadores da Autoeuropa exigem proposta de aumentos salariais ou avançam já para plenários

Trabalhadores da Autoeuropa exigem proposta de aumentos salariais ou avançam já para plenários

Trabalhadores da Autoeuropa exigem proposta de aumentos salariais ou avançam já para plenários

Negociações, em curso desde Janeiro, atingiram impasse. Administração tem até esta semana para apresentar resposta

 

A Comissão de Trabalhadores (CT) da Autoeuropa exigiu à administração da empresa que apresente esta semana uma proposta de aumentos salariais para 2024, face ao impasse a que se chegou nas negociações iniciadas no passado mês, caso contrário avançam já com a marcação de plenários.

- PUB -

“A CT exigiu à empresa uma resposta ao ponto dos aumentos salariais. Se essa resposta não for dada irão ser marcados imediatamente plenários”, lê-se num comunicado divulgado por aquele órgão representativo dos trabalhadores da Autoeuropa.

“Ao fim de sete reuniões não houve propostas concretas que reconheçam o esforço, mas apenas `migalhas´. Não é de todo compreensível e aceitável que depois de um ano de sucesso do T-Roc e com reconhecimento nacional e internacional, a empresa não tenha mais nada para oferecer aos trabalhadores do que argumentos que põem em causa a paz social que todos valorizamos”, justifica a CT da fábrica de automóveis da Volkswagen em Palmela, no mesmo documento.

Ainda de acordo com a CT, nas reuniões já realizadas foram discutidas matérias pecuniárias do caderno reivindicativo, como a reposição da perda de poder de compra dos trabalhadores, dado que os aumentos salariais dos últimos dois anos não acompanharam as taxas de inflação de 2021 (1,3%) e de 2022 (7,8%), mas sem que a empresa tivesse avançado, até ao momento, com uma proposta de aumentos salariais para 2024.

- PUB -

O pagamento do trabalho por turnos em condições mais vantajosas do que o previsto na contratação colectiva do sector, prémio de objectivos para 2024 e seguro de saúde são outros temas que estão em cima da mesa de negociações.

A Volkswagen Autoeuropa produziu 220 mil e 100 automóveis em 2023, o que representa um aumento de mais de 14% relativamente ao ano anterior, já que em 2022 a produção se cifrou em 180 mil e 909 veículos T-Roc, único modelo da marca alemã em produção na fábrica de Palmela.

De acordo com o grupo alemão Volkswagen, o T-Roc foi o terceiro carro mais vendido na Europa em 2023.

Partilhe esta notícia
- PUB -

Notícias Relacionadas

- PUB -
- PUB -