Espectáculo resulta da obra literária “1001 Noites”
O Teatro “O Bando” tem em cena, em Vale dos Barris, a sua mais recente criação artística: “Irmã Persa”, espectáculo em torno da obra literária “1001 Noites”. Depois de estreada no passado dia 2, a peça pode ainda ser apreciada na quinta e na sexta-feira, a partir das 21 horas.
De acordo com a companhia, esta criação dá corpo a “fascinantes histórias” daquela que se “tornou numa das mais importantes obras da literatura universal”. “Muitas vozes, muitos corpos, muitas imagens e muitas palavras se irão atravessar no caminho que agora começamos”, revela “O Bando”, em jeito de promoção ao espectáculo.
O texto de autores anónimos tem tradução do árabe feita por Hugo Maia e dramaturgia e encenação a cargo de Suzana Branco. Fabian Bravo, Rita Brito e Tara Fatehi, assim como os músicos Emídio Coutinho/Maxim Doujak e Knud Kusche/Nicolas Brites, integram o elenco.
“Começamos a ‘Irmã Persa’ pelo início da obra, descobrindo na sombra o enredo das personagens de Xariar, Xerazade e da sua irmã Dinarzade. Depois de entrever a traição da mulher, o Rei Xariar inicia o seu ciclo de matança e, durante anos, o Vizir, pai de Xerazade, cumpre zelosamente o seu terrível ofício de carrasco, até ao dia em que é a vez da sua filha. As irmãs Xerazade e Dinarzade elaboram um plano para salvar as mulheres e o seu povo”, pode ler-se na sinopse apresentada pela companhia.