Temática desta edição da Feira Medieval incide na separação de Castela do ramo português da Ordem de Santiago. Animação durante três dias
A cerimónia de saudação a El Rei D. Dinis e à rainha D. Isabel, no recinto do castelo, marca a abertura da Feira Medieval de Palmela, que vai decorrer entre os dias 22 e 24 deste mês, subordinada ao tema “O Primeiro Mestre Português na Ordem de Santiago”.
A recriação histórica, que abrange também o centro urbano da vila, pretende sublinhar “a separação de Castela do ramo português da Ordem de Santiago e a eleição do primeiro Mestre português, D. João Fernandes”, revela a Câmara Municipal de Palmela, entidade promotora do evento que apresenta em programa várias actividades. Cortejos, espectáculos de fogo, torneios, apresentação de armas, “assalto ao castelo”, demonstrações de voo livre e danças medievais, entre outras iniciativas, juntam-se à restauração, à música e aos artesãos com presença garantida na feira.
“Haverá ainda animação permanente em vários espaços do recinto da feira e actividades complementares: uma caminhada e um percurso acessível a pessoas com deficiência visual”, adianta a autarquia.
Nos dois primeiros dias (sexta-feira e sábado) a feira vai estar aberta ao público até à meia-noite. Tanto no sábado como no domingo a abertura é feita às 14 horas, sendo que o encerramento do certame acontece (no domingo) pelas 23 horas.
As pulseiras que garantem acesso à feira têm o “valor de 4 euros, para um dia”, e de “7 euros, para os três dias”. Os visitantes com idade até aos 12 anos têm entrada gratuita. “Como habitualmente, vai estar disponível um serviço de aluguer de trajes da época, junto à entrada do recinto (o valor do aluguer inclui a entrada na feira)”, lembra o município.
Os interessados em adquirirem antecipadamente as pulseiras de acesso ao evento podem fazê-lo nas bibliotecas municipais de Palmela, Pinhal Novo e Quinta do Anjo e na União das Freguesias de Poceirão e Marateca até à próxima sexta-feira (15 de Setembro). Até dia 21, podem ser adquiridas no Cine-Teatro S. João, em Palmela.
Formação Biblioteca de Palmela recebe acções
Para antes do arranque da feira estão agendadas acções de formação. A conferência intitulada “A Ordem de Santiago em Portugal: a separação de Castela e os primeiros Mestres”, com o professor Luís Oliveira como orador, realiza-se pelas 17 horas de sexta-feira, 15, no Auditório da Biblioteca Municipal de Palmela. A participação é gratuita. Já a formação em expressão dramática, caracterização e construção de personagens, a ter também lugar na mesma biblioteca, vai decorrer nos dias 20 e 21, das 20 horas à meia-noite. As inscrições para esta última acção estão abertas até hoje e devem ser efectuadas através do e-mail seguinte: patrimonio.cultural@cm-palmela.pt, “indicando o nome, data de nascimento, números de cartão de cidadão e de identificação fiscal e contacto telefónico”, faz notar a autarquia.