Uma das iniciativas mais emblemáticas do certame está de volta. O reforço da segurança no recinto é outra das novidades
A principal novidade da 29.ª edição do certame é o regresso, cinco anos depois, do Concurso de Queijos. Para avaliação vão estar o queijo de Azeitão, o queijo de manteiga de ovelha e o queijo seco. Os produtos vão ser apreciados e julgados por um painel de provadores de queijo certificados num Curso de Provadores de Queijo que a ARCOLSA recentemente promoveu.
Outra das novidades é o reforço da segurança dos milhares de visitantes que são esperados. A organização chegou a acordo com os Bombeiros Voluntários de Palmela e com o Grupo de Escoteiros de Quinta do Anjo – que vão estar no recinto com um desfibrilhador móvel – para assegurarem, se necessário, a prestação de auxílio de emergência ao longo dos três dias do festival.
O evento pretende, uma vez mais, dar a conhecer a vasta oferta de produtos regionais. No recinto do certame, em S. Gonçalo, Cabanas, vão estar em exposição oito produtores de queijo, 15 de vinho, quatro de pão, quatro de bolos, dois de compotas, dois de mel, dois de licores, um de fruta, um de frutos secos e um de salgados.
A programação conta com diversos momentos ligados ao mundo rural, entre as quais a Corrida de Ovelhas 100% Saloias, actividades de tosquia e equestres, passeios e trails pedestres, passeios de bicicleta, e espectáculos de música.
No seio da Câmara Municipal de Palmela a expectativa “é elevada”. O presidente da autarquia Álvaro Amaro diz esperar que “esta edição, à semelhança das anteriores, continue a bater recordes de visitantes e que as vendas dos produtores em divulgação, e promoção, tenham também bons resultados económicos”.
Já António Mestre, presidente da Junta de Freguesia de Quinta do Anjo, destacou o facto de 11 entidades da freguesia estarem envolvidas no festival “o que mostra as sinergias criadas em torno deste evento”, realçando ainda o “excelente trabalho que a ARCOLSA faz ao longo do ano para organizar este festival”.
Este ano mantém a modalidade do copo reutilizável do festival, adquirido à entrada juntamente com a pulseira. As pulseiras têm o valor de 2 euros para um dia e de 3 euros para os três dias.
Francisco Macheta: “Aposta reforçada na reciclagem”
Na sessão da apresentação, o presidente da ARCOLSA, Francisco Macheta, destacou o regresso do Concurso de Queijos e uma renovada e forte aposta na reciclagem de forma a que a vertente de ecoevento “esteja cada vez mais presente na mente de quem nos visita”. Mostrou-se confiante de que a organização estará à altura das expectativas depositadas em mais um festival.
“Com as melhorias das actividades que já fazíamos e com as novidades introduzidas estamos confiantes de que continuaremos a crescer tal como tem vindo a acontecer nos últimos anos”.