Programa é direccionado para os territórios de Poceirão e Marateca. Actividades são gratuitas, mas obrigam a inscrição
“Ruralidades” é o nome do projecto dirigido a maiores de 55 anos, que o município de Palmela vai desenvolver em Poceirão e Marateca, entre este mês e Setembro próximo, com o intuito de promover um envelhecimento activo e saudável.
De acordo com a Câmara Municipal de Palmela, o projecto vai assentar num conjunto de “novas acções”. Oficinas de dança/mural vivo “Memórias em Movimento”, oficinas de canto, oficinas de artes visuais, animação de proximidade com as “Histórias do Sr. Viajante” e “Chá com Histórias” são as propostas que dão corpo ao programação.
As oficinas de dança /mural vivo vão decorrer, de Março a Junho, às terças-feiras na Associação Cultural e Recreativa Fernando Pó e às sextas no Grupo Desportivo e Recreativo “Leões de Cajados”, sempre entre as 14h30 e as 15h30.
As oficinas de canto, também de Março a Junho, realizam-se às quartas-feiras (10h00 às 11h30) na Associação Cultural e Recreativa Fernando Pó e às quintas-feiras (14h30 às 16h00) no Grupo Desportivo e Recreativo “Leões de Cajados”.
Ainda de Março a Junho, às quintas-feiras (15h30 às 17h30) têm lugar as oficinas de artes visuais no Centro Comunitário de Águas de Moura.
Já a animação de proximidade com “Histórias do Sr. Viajante” realiza-se de Março a Setembro em Águas de Moura, Fernando Pó e Poceirão.
Por último a actividade “Chá com Histórias” distribui-se por três sessões, todas com início às 14h30. A primeira vai decorrer a 29 de Maio na Associação Cultural e Recreativa Fernando Pó; a segunda está agendada para 18 de Junho no Centro Comunitário de Águas de Moura; e a última cumpre-se a 25 de Setembro no Centro Cultural de Poceirão.
Todas as actividades que integram o projecto têm “participação gratuita”, mas obrigam a “inscrição” prévia.
Este é mais um projecto desenvolvido no âmbito das Operações Integradas Locais (OIL) para Poceirão e Marateca, cujo financiamento é garantido pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), no quadro do Plano de Apoio às Comunidades Desfavorecidas da Área Metropolitana de Lisboa.