A Câmara Municipal de Palmela, em conjunto com a Amarsul, vai colocar em prática no dia 6 de Outubro a segunda fase do projecto piloto de recolha de resíduos porta a porta, que vai agora ser executado no Bairro Padre Nabeto, em Aires, e na Urbanização Portais da Arrábida, em Quinta do Anjo. O novo método de recolha, que vai abranger 600 moradias, começa entre hoje e amanhã com a “distribuição de cartas nas caixas de correio dos moradores a informar sobre o projecto e, a 6 de Outubro, vai ter início a entrega dos contentores pela BioRumo”, explica a autarquia em nota de imprensa.
“Depois de ter arrancado a 20 de Julho na urbanização Vila Serena e no Bairro Lencastre, em Pinhal Novo, em 300 moradias”, o projecto contempla agora a entrega, “em cada habitação”, de “três contentores de 120 litros de cores diferentes: cinzento para a deposição de resíduos indiferenciados, amarelo para embalagens plásticas e metálicas e azul para cartão e papel”.
“O vidro continuará a ser colocado nos vidrões existentes na via pública, para evitar os incómodos causados pelo ruído que a recolha deste resíduo provoca. A recolha de monos e resíduos verdes até ao limite de 1 metro cúbico passará a ser efectuada mediante agendamento telefónico para os serviços da Câmara Municipal”, lê-se na mesma nota.
Os restantes resíduos vão ser recolhidos à “porta das habitações, em dias pré-marcados, sendo um método mais cómodo, pois evita deslocações para a sua deposição”. No espaço público, por sua vez, permite a “libertação dos passeios para os peões”.