‘Hora do Conto’, criada pelo município de Palmela, destacada pelo contributo dado para a inclusão de comunidade com necessidades especiais
A Associação Portuguesa de Bibliotecários, Arquivistas, Profissionais da Informação e Documentação (BAD) distinguiu o projecto “Hora do Conto On-line Inclusiva, com tradução em LGP [Língua Gestual Portuguesa]”, desenvolvido pelo município de Palmela. O projecto mereceu uma menção honrosa no âmbito do prémio “Bibliotecas, Desenvolvimento e Agenda 2030” da BAD. O diploma vai ser entregue na cerimónia do 49.º aniversário da BAD, a 7 de Dezembro, no Campus de Azurém da Universidade do Minho, em Guimarães.
Segundo a autarquia, o júri considerou que o projecto de Palmela constituiu “contributo relevante para a inclusão de uma comunidade com necessidades especiais, nem sempre contemplada nas actividades e serviços promovidos pelas bibliotecas públicas”.
A “Hora do Conto ‘On-line'” foi criada em 2021, “inicialmente com o objectivo de ocupar os tempos livres das crianças e famílias, que se viram forçadas a passar mais tempo em casa devido à pandemia de covid-19”, lembra o município. Ao mesmo tempo, considera que o projecto “revelou-se um sucesso”, acabando por ter sido prolongado “até Junho deste ano”. O projecto foi dinamizado por técnicos municipais, através da leitura de contos e histórias, a cargo de Marisa Gomes.