Estudo vai ser dado a conhecer em cerimónia aberta ao público, que vai ter lugar na Biblioteca Municipal de Palmela
A apresentação do Plano de Revitalização Económica para o Centro Histórico de Palmela já tem data marcada. Vai decorrer, em sessão pública, no próximo dia 18, a partir das 18h30, na Biblioteca Municipal de Palmela.
O plano foi desenvolvido com o intuito de “pensar como regenerar o centro histórico, adaptando-o às necessidades de hoje e às necessidades locais”, revela a Câmara Municipal, que pretende que este estudo “seja não só um mero diagnóstico das características sócio-económicas, mas um ponto de partida para potenciar e captar inovação, conhecimento e investimento”.
O processo, vinca a autarquia, “foi amplamente participado pela população e agentes locais”. “Integrou uma primeira sessão pública, com a presença de moradores e trabalhadores do centro histórico, entre outros interessados, e a posterior realização de várias reuniões dos Focus Groups, em que cada participante teve a oportunidade de falar sobre os problemas, desafios e oportunidades do centro histórico”, lembra.
O município realça ainda que a elaboração do plano “está enquadrada pela estratégia definida na Operação de Reabilitação Urbana (ORU) aprovada para a Área de Reabilitação Urbana (ARU) do Centro Histórico de Palmela e pelo Objectivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 11 – Cidades e Comunidades Sustentáveis”. O prazo de execução do plano, adianta, “corresponde ao horizonte temporal da ARU (até 2028)”.
O Plano de Revitalização Económica para o Centro Histórico de Palmela foi desenvolvido pela Câmara Municipal de Palmela, em parceria com Centro de Investigação em Ciências Empresariais (CICE) do Instituto Politécnico de Setúbal.