“Gosto de acreditar que estou a ajudar a que no futuro haja mais ‘Pichardos’ a trazer medalhas para Portugal”, disse o atleta luso-cubano
A Escola Secundária de Pinhal Novo foi o palco escolhido pelo Município de Palmela para homenagear esta segunda-feira, o atleta luso-cubano Pedro Pichardo, de 31 anos, que se sagrou vice-campeão do triplo salto nos Jogos Olímpicos de Paris realizados este Verão. Com o auditório completamente lotado, o atleta foi recebido em ambiente apoteótico por parte de todos os presentes, e dos mais novos em particular, que no final tiveram como recompensa uma foto e um autógrafo do campeão.
Antes, Pedro Pichardo realçou o facto da homenagem lhe ser feita na terra onde reside e perante uma plateia tão jovem. “Agradeço às pessoas desta terra que me acolheram de uma forma muito simpática e que já me fazem sentir como um deles”, disse. E à plateia de mais tenra idade, o saltador deixou um desafio: “Quero convidar todos para a prática desportiva, que deve fazer parte do nosso crescimento a bem da nossa saúde. Gosto de acreditar que estou a ajudar a que no futuro haja mais ‘Pedros Pichardos’ nos Jogos Olímpicos a trazer mais medalhas para Portugal”, atirou.
Na sua intervenção, o presidente da Câmara de Palmela referiu-se a Pedro Pichardo como “um pinhalnovense de adopção perfeitamente integrado na terra onde vive e está a criar raízes com a sua família”. Álvaro Amaro salientou “o percurso extraordinário” que o atleta fez este ano com resultados históricos. “O Pedro é um atleta que está permanentemente insatisfeito, que não se contenta em estar entre os melhores do mundo, que quer sempre mais. Foi para transmitir o tamanho destas características que escolhemos a Escola Secundária de Pinhal Novo. É com este espírito de superação aliado a muito trabalho e rigor e disciplina que se formam os melhores em todas as áreas da vida”, afirmou.
O autarca aproveitou a ocasião para deixar a promessa de “mais investimentos em equipamentos desportivos descentralizados em todo o concelho e no apoio a clubes e associações”. Realçou ainda que a autarquia vai abrir em breve à comunidade o Pavilhão Desportivo da Escola Secundária de Palmela e que “está previsto para 2025 o lançamento da obra da futura Pista Simplificada em Pinhal Novo”.
O Comité Olímpico Português fez-se representar na sessão por Rui Vieira que disse ter “vibrado intensamente em Paris”. “Foi apenas por um bocadinho que a festa não foi maior”, lembrou, a propósito da participação do atleta nos Jogos. O dirigente deixou elogios à Câmara de Palmela, território onde “os habitantes são privilegiados por terem um conjunto excepcional de estruturas para a prática desportiva”, frisou a finalizar.
Para além da medalha olímpica Pedro Pichardo apresentou-se no Pinhal Novo com mais uma importante conquista. No passado sábado, o atleta saltou 17,33 metros à segunda tentativa na final do Memorial Van Damme, o que lhe valeu o triunfo nesta que constituiu a última etapa da Liga Diamante, disputada no Estádio Rei Balduíno em Bruxelas. Pichardo obteve assim pela terceira vez o troféu deste circuito – já havia triunfado em 2018 e 2021. Ainda este ano no passado mês de Junho, o recordista português havia ainda conseguido sagrar-se vice-campeão europeu.