A Palmetal, localizada no parque industrial da Autoeuropa, inaugurou na passada quinta-feira o seu posto de carregamento eléctrico com dois terminais de abastecimento. Um polo que irá servir todo o parque industrial.
Este é o resultado de uma parceria estabelecida entre a Palmetal e a Helexia, empresa responsável pela produção e instalação do posto. Também, acrescenta António Novais, director-geral da Palmetal, da aposta que a empresa fez nos últimos anos na redução do impacto ambiental. “Nós somos certificados ISO 50001 e temos uma política lean de gestão de energia. Este é mais um passo no reforço dessa estratégia que já está em vigor há mais de 5 anos”. O responsável da Palmetal frisa o alcance desta iniciativa. “Nos últimos anos temos vindo a mudar toda a nossa tecnologia primeiro para empilhadores exclusivamente eléctricos e, hoje em dia, quase todos com baterias lítio de forma a reduzir o impacto ambiental. Estamos também a auxiliar todos os nossos colaboradores e todo o parque industrial a promover a mobilidade eléctrica com a correspondente redução de CO2”.
Luís Pinho, CEO da Helexia, realçou a importância do momento tendo em conta o potencial que, na sua perspectiva, a região de Setúbal tem para este tipo de oferta. “Esta zona tem uma forte ligação ao sector automóvel, por isso achámos que era fundamental ter aqui um primeiro projecto, abordámos a Palmetal que gostou do nosso modelo de negócio e da nossa forma de trabalhar e a partir daí o acordo foi fácil”. O empresário confia que este seja o primeiro de muitos postos de carregamento na margem sul. “Queremos apostar mais nas empresas nesta zona, queremos estar aqui também para ajudar as empresas no processo de transição energética, desde a produção de energia nas suas coberturas e nos seus parques de estacionamento, mas também com a eficiência energética, auditoria, certificações e mobilidade eléctrica”.
Já Álvaro Amaro, presidente da Câmara Municipal de Palmela, que marcou presença na cerimónia, elogiou a iniciativa. “É uma atitude de grande de responsabilidade ambiental que, esperemos, contagie outras empresas”, disse.
O autarca destaca que neste campo Palmela está a fazer o seu papel e avança com dados e números em detalhe. “Queremos ter 15 destes postos instalados no território em locais estratégicos, este ano já teremos nove a funcionar. Em todos os nossos novos espaços e parques intermodais, situados em cada uma das freguesias, os postos de carregamento eléctrico vão ser uma realidade”.