Palmela volta a apostar na gastronomia e produtos regionais

Palmela volta a apostar na gastronomia e produtos regionais

Palmela volta a apostar na gastronomia e produtos regionais

Chef Marta Nunes, Luís Calha, Ângelo Machado e Gonçalo Patraquim

Autarquia revelou o calendário do programa “Palmela, Experiências com Sabor” que vai decorrer de Janeiro a Dezembro de 2025

A Câmara Municipal de Palmela apresentou na passada quinta-feira, na Casa Mãe da Rota dos Vinhos, a15.ª edição do programa “Palmela, Experiências com Sabor!” que irá uma vez mais promover a gastronomia e os produtos regionais ao longo de todo o ano.

- PUB -

Com sete fins-de-semana gastronómicos, este ano a iniciativa conta com algumas novidades. Disso são exemplo o projecto “Um Jantar a Quatro Mãos”, a cargo dos chefs Marta Nunes e Rafael Portásio, o manual de elaboração da carta de vinhos que será adaptado aos restaurantes locais com a colaboração especial de Gonçalo Patraquim, conhecido sommelier que irá permitir à restauração uma outra apresentação dos vinhos, de forma a valorizá-los e cruzá-los com a gastronomia tradicional do concelho de Palmela, e ainda várias oficinas ligadas ao arroz doce com leite de ovelha saloia.

O calendário de 2025 abre com dois fins-de-semana gastronómicos neste mês, dedicados à fogaça de Palmela. Seguem-se fins-de-semana dedicados ao queijo de ovelha (Abril), à sopa caramela (Maio), à fruta de Palmela (Julho), ao vinho de Palmela (Agosto/Setembro), ao Coelho à Moda de Palmela (Outubro) e ao Moscatel de Setúbal (Novembro/Dezembro). Ao longo do ano haverá showcookings, workshops, uma mostra gastronómica literária “Pela Boca Entra a Literatura” e diversas acções de qualificação para a restauração do concelho. Estão agendadas ainda acções promocionais por parte da Câmara de Palmela e da Associação da Rota dos Vinhos da Península de Setúbal.

Na apresentação do programa, Luís Calha, vereador do Turismo da autarquia de Palmela, mostrou-se confiante em mais uma edição bem sucedida.

- PUB -

“Para este ano as expectativas estão muito altas, desde logo pela participação cada vez mais alargada de empresas da restauração, da hotelaria, da animação turística e também de associações representativas como a Confraria Gastronómica de Palmela e a Confraria Gastronómica Sopa Caramela de Pinhal Novo. Esta é mais uma oportunidade de afirmar cada vez mais os nossos produtos locais, que são fundamentais para que haja uma maior dinâmica na nossa economia local”, disse o autarca.

Marta Nunes, jovem chef de cozinha de Palmela, que será a madrinha do programa pela terceira e última vez, fez um balanço muito positivo àquela que até ao momento foi a sua participação no evento.

“Quando comecei não sabia bem o que ia fazer, mas tinha como objectivo inicial conseguir imprimir um cunho pessoal enquanto cozinheira e cidadã em questões de sustentabilidade e aproveitamento dos produtos da região, que muitas vezes não são tão procurados por munícipes ou até mesmo pelos visitantes. Ao longo destes três anos sinto que muita coisa foi atingida”, considerou.

- PUB -

Na cerimónia de apresentação do programa, além do vereador Luís Calha e de Mara Nunes, estiveram presentes Ângelo Machado, presidente da Associação da Rota de Vinhos da Península de Setúbal, entidade parceira do projecto, o sommelier Gonçalo Patraquim e agentes locais do sector.

A promoção turística da gastronomia e produtos locais, como a fogaça, o queijo de ovelha, a sopa caramela, a maçã riscadinha e os vinhos, é o principal objectivo do “Palmela, Experiências com Sabor!”.

Partilhe esta notícia
- PUB -

Notícias Relacionadas

- PUB -
- PUB -