Palmela vai ser capital nacional dos escanções por dois dias

Palmela vai ser capital nacional dos escanções por dois dias

Palmela vai ser capital nacional dos escanções por dois dias

Dois concursos nacionais, em simultâneo, prometem atrair especialistas e profissionais do sector de norte a sul do País

Escanções de todo o País vão estar em peso em Palmela, para participarem em dois concursos nacionais da especialidade, que vão ter lugar a 24 e 25 deste mês.

- PUB -

O XIX Concurso Nacional de Escanções e o Concurso Nacional da Casta Castelão prometem juntar estes e vários outros profissionais ligados ao sector de actividade. Até porque, esta é uma oportunidade de “divulgação dos produtos locais, partilha de conhecimentos e trabalho em rede”, revela o município de Palmela, enquanto entidade promotora das iniciativas em conjunto com a Associação dos Escanções de Portugal.

A autarquia salienta que o XIX Concurso Nacional de Escanções “é um prestigiado evento, que tem como objectivo distinguir o Melhor Escanção de Portugal, desafiando os participantes a demonstrarem o seu conhecimento sobre vinhos, bebidas e serviço”. “Reúne profissionais altamente qualificados, que trabalham no serviço de vinhos em restaurantes, hotéis e estabelecimentos especializados”, faz notar.

O evento, indica o município, estará “aberto ao público em geral”, com a cerimónia de entrega de prémios a realizar-se no dia 25, pelas 15h30, na Sociedade Filarmónica Humanitária, em Palmela.

- PUB -

Da programação é destacado o Concurso Fernando Ferramentas, na Humanitária. “Os concorrentes – que trabalham em restaurantes, hotéis, garrafeiras e espaços de enoturismo –, vindos de norte a sul de Portugal e, este ano pela primeira vez, dos Açores, foram seleccionados após a conclusão do curso com o mesmo nome nas cidades por onde passou. No final, serão atribuídas medalhas de ouro, prata e bronze aos profissionais que mais se evidenciarem nas diferentes categorias.”

A autarquia realça também a Entrega de Prémios e Jantar de Gala do XIX Concurso Nacional de Escanções. Tem lugar a 25, na Pousada de Palmela, e, além de escanções, vai juntar “profissionais da restauração, produtores e enólogos, para homenagear e reconhecer os que mais se destacaram ao longo do ano”. “Serão atribuídos os Prémios Santos Mota (Prémio Imprensa), Ceferino Carrera (Prémio Carreira), Melhor Produtor do Ano de Vinhos Tranquilos, de Vinhos Licorosos/Generosos e de Vinhos Espumantes, Melhor Adega Cooperativa, Melhor Produtor ‘Vigneron’, Melhor Enólogo do Ano e Prémios Honorários”, enumera o município.

Concurso da Casta Castelão em estreia no concelho
Já o Concurso Nacional da Casta Castelão vai realizar-se pela primeira vez em Palmela. Esta primeira edição do evento, que decorrerá em simultâneo com o concurso de escanções, contribuirá para “reafirmar o concelho como terra mãe de vinhos”. E há a particularidade deste território ser propenso para “produzir vinhos excepcionais da Casta Castelão”.

- PUB -

A Câmara Municipal salienta que, no âmbito deste concurso, “serão atribuídas medalhas de ouro e prata e o galardão de Melhor Castelão”. A entrega de prémios está agendada para 29 de Novembro, na Casa Mãe da Rota dos Vinhos. “Inserida nesta cerimónia, decorrerá a apresentação pública do ‘Manual de Elaboração de Cartas de Vinhos’, no âmbito do projecto de cooperação liderado pela Associação de Desenvolvimento Regional da Península de Setúbal ‘Enoturismo: Um Mosaico de Experiências’”, acrescenta.

Além do concurso, o município destaca uma masterclass da Casta Castelão, dia 25, às 10h00, na Biblioteca Municipal de Palmela, aberta à participação do público. “A iniciativa, de participação gratuita, vai abordar a promoção da Casta Castelão, a identificação dos seus vários perfis e a Casta Castelão na região vitivinícola da Península de Setúbal e em Portugal, terminando com provas de vinhos Castelão. As vagas são limitadas e a inscrição é obrigatória, através do e-mail: info@rotavinhospsetubal.com”, indica a autarquia, a concluir.

A Entidade Regional de Turismo da Região de Lisboa e a Escola de Hotelaria e Turismo de Setúbal são entidades parceiras das iniciativas.

Partilhe esta notícia
- PUB -

Notícias Relacionadas

- PUB -
- PUB -