Até ontem, o concelho de Palmela apresentava apenas seis casos de Covid-19 activos de um total de 120 registados desde o início da pandemia. Até ontem, havia ainda registo de 109 recuperados e cinco óbitos. Os lares albergam um dos principais grupos de risco – os idosos – e vão ser vistoriados de forma periódica até Novembro.
“É necessário um novo período de vistorias, para se perceber se está tudo a ser cumprido, porque é necessário levar estas entidades a cumprirem as normas estipuladas. Todos os meses até Novembro vão ser vistoriados mais equipamentos residenciais de idosos, com a Protecção Civil, as autoridades de saúde e a Segurança Social”, revelou Álvaro Amaro, que aplaude a medida. Até porque, a situação dos lares continua a inspirar “preocupação”. Apesar de terem sido registados “mais casos relacionados com esses estabelecimentos”, a situação está “sob controlo”, garantiu.
O presidente da Câmara lembra ainda outra preocupação. “Há questões ligadas à abertura do novo ano lectivo em que as orientações emanadas do Ministério da Educação e da Direcção-Geral da Saúde são um grande desafio para quem gere as escolas”, disse. O autarca sublinha que o município, naquela que é a sua área de competência, tem “estado a colaborar, indo muitas vezes além daquela que é a sua obrigação”. Isto para que seja possível “um regresso ao ensino presencial, que é fundamental no desenvolvimento global das crianças e dos jovens”, rematou.