26 Junho 2024, Quarta-feira

- PUB -
Palmela investe mais de meio milhão de euros para poupar água

Palmela investe mais de meio milhão de euros para poupar água

Palmela investe mais de meio milhão de euros para poupar água

Câmara Municipal de Palmela

Câmara Municipal já concretizou várias acções com o objectivo de detectar fugas e perdas de água

 

Mais de 550 mil euros é o total do investimento já realizado pela Câmara Municipal de Palmela “no combate às perdas de água”, ao abrigo da candidatura ao Programa Operacional da Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos aprovada em 2019.

- PUB -

O balanço é avançado pela autarquia, que enumera as acções já dinamizadas “com o objectivo de monitorizar os sistemas de abastecimento de água em tempo real para detecção de fugas e perdas de água”.

Além do reforço do sistema de telegestão concelhio, o município procedeu à “remodelação de nós das condutas, o que permitiu gerir os valores de pressão na rede, prevenir roturas e reduzir o número de pessoas afectadas com falta de água em caso de roturas”, e implementou “o Sistema de Gestão e Controlo de Perdas de Água na vila de Palmela, com reflexos na redução dos custos de energia e ganhos de facturação”.

Das acções concluídas, a edilidade destaca “a sectorização da rede para se efectuar a medição por zona (foram instalados 18 medidores de caudal); a gestão de pressões para serem optimizadas (foram instaladas 120 válvulas reguladoras de pressão e 32 transmissores de pressão); e a localização e reparação de fugas, com a instalação de 36 ‘Data Loggers’ e aquisição de um detector de fugas”. Em fase de conclusão, acrescenta, “está o ‘upgrade’ do sistema de telegestão”.

- PUB -

O concelho de Palmela tem “uma rede de distribuição de água com quase 620 Km”. “A taxa de cobertura é de 100% nos aglomerados populacionais e de 97% para a generalidade do concelho. O abastecimento de água é assegurado através de 38 captações subterrâneas, 22 instalações de tratamento de água e 27 reservatórios, com uma capacidade total de armazenamento de 27.680 m3”, conclui a autarquia.

Partilhe esta notícia
- PUB -

Notícias Relacionadas

- PUB -
- PUB -