Autarquia valoriza este ano a Revolução dos Cravos junto dos mais novos sem esquecer os mais velhos que passaram pela experiência de Abril de 74
São mais de 80 iniciativas, até Dezembro. A Câmara de Palmela comemora o 50.º aniversário do 25 de Abril com acções em todos os meses até final de 2024. Sob o mote “25 de Abril Já”, o município de Palmela apresentou esta segunda-feira no Cine-Teatro São João o programa comemorativo de meio-século da efeméride.
Este ano a autarquia quer valorizar a Revolução dos Cravos, junto de todas as gerações, em particular, das mais novas, que não tiveram oportunidade de experienciar a revolução e conhecer o antes, e o depois, sem esquecer os mais velhos que “lutaram todos estes anos pela liberdade”.
O presidente da Câmara de Palmela explica que uma das grandes preocupações, de todos os envolvidos nestas comemorações, “foi a de mostrar aos mais jovens, que não viveram as grandes transformações operadas, ou que já encontraram uma série de questões resolvidas, que importa conhecer um bocadinho as memórias a preto e branco”. Por isso mesmo, acrescenta Álvaro Amaro, “há a preocupação de ter uma programa muito diversificado, muito abrangente mas também integrado e participado”. Mais do que mostrar, frisa, pretende-se “desafiar cada um a ir também em busca dessas memórias, desses registos” para depois “reflectir com os vários olhares plurais sobre esses aspectos com o testemunho vivo de quem participou”, de forma que “se perceba hoje quão importante foi a Revolução de Abril no nosso percurso de desenvolvimento”.
No entretenimento, na cultura, nas artes e outras áreas, a opção este ano foi clara pelo talento endógeno que existe na região. Sem os grandes nomes da música portuguesa, ou de qualquer outra área, alinhavados no programa, Álvaro Amaro exalta “os grandes nomes que o concelho de Palmela tem em todas as áreas”. “Para nós são muito importantes os espectáculos de produção própria, conceptuais, feitos com a nossa comunidade. Assim como o envolvimento das nossas filarmónicas ou dos nossos grupos corais”.
O programa do 50.º aniversário do 25 de Abril é recheado de música, exposições, teatro, passeios temáticos visitas, cinema, artes e encontros. A apresentação, contou com a presença de personalidades que contribuíram para a criação de três momentos fundamentais do programa, o maestro Jorge Salgueiro, o músico Samuel Quedas e a escritora e investigadora Alexandrina Pereira.
Desfile “Maré Alta” de volta ao Pinhal Novo
As comemorações do 50.º aniversário do 25 de Abril em Palmela arrancaram no início de Janeiro e este ano prolongam-se até Dezembro.
Na noite anterior ao dia da Revolução tem lugar um momento de música às 22h00 Largo S. João, Palmela. “O presidente da Associação de Estudantes ganhou uma viagem para o Brasil” é um espectáculo evocativo do 25 de Abril com a direcção artística do Maestro Jorge Salgueiro e a participação de bandas filarmónicas e corais do Concelho
Ainda no dia 24 lugar ao teatro, às 23h30 na Escola Secundária de Palmela, sobe ao palco a peça “Revolução Escola” a partir da obra poética de Zeca Afonso com a participação do Teatro O Bando e músicos do Conservatório Regional de Palmela
O dia 25 de Abril começa em Palmela, com a Sessão Solene da Assembleia Municipal às 10h30 no Cine-Teatro S. João, aberta à população e evocativa dos 50 anos do 25 de Abril de 1974.
Pelas 15h00, em Pinhal Novo, é recuperado o desfile 25 de Abril, “Maré Alta”. Será um momento aberto a toda a população, com a participação do movimento associativo, para a celebração de Abril, numa retoma de um momento marcante na história do concelho de Palmela.
Um dia ainda com literatura e desporto. O Concurso de Poesia para jovens “Abril Já”, com apresentação on-line dos resultados do concurso e na Piscina Municipal de Pinhal Novo o Festival de Natação de cadetes (Torregri2).
A terminar, música. às 21h00, na Praça da Independência, Pinhal Novo, com a apresentação de “Abril para Já, um espectáculo com a comunidade”. Um momento musical multimédia com a participação de jovens músicos amadores e artistas emergentes do concelho a partir de canções de Abril.
Até final do ano a autarquia apresenta um programa vasto com várias iniciativas entre as quais se destacam algumas.
Em Maio, no Cine-Teatro S. João, Palmela, realiza-se a cerimónia evocativa do Dia do Concelho, com atribuição das condecorações municipais, este ano com base nos valores do 25 de Abril.
Em Junho, música em destaque no cartaz. De 16 a 18 no Parque Venâncio Ribeiro da Costa com o Palmela Wine Jazz (no feminino).
Em Setembro destaque para a exposição “Mulheres e Resistência – Novas cartas portuguesas e outras lutas” integrada na iniciativa “Conversas Sem Margens”. Esta mostra vai estar patente de 2 a 13 na Biblioteca Municipal de Pinhal Novo e de 14 a 29 na Biblioteca Municipal Palmela