Empreitada tem um preço base de quase quatro milhões de euros
A Câmara de Palmela aprovou, por unanimidade, a abertura de um novo concurso público para a construção de edifícios de habitação municipal, em Águas de Moura, depois de os anteriores concursos terem ficado desertos, revelou a autarquia.
Em comunicado, a Câmara Municipal de Palmela refere que a empreitada tem um preço base de quase quatro milhões de euros e prevê a construção de 21 fogos na rua Hermenegildo Capelo, em terreno municipal, localizado entre as ruas Heróis do Ultramar, Hermenegildo Capelo e 5 de Outubro.
A abertura do novo concurso foi aprovada na reunião de câmara de quarta-feira, sendo que a obra enquadra-se na Estratégia Local de Habitação (ELH), no Programa 1.º Direito e no Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).
Segundo a autarquia, a ELH “constitui uma oportunidade muito importante de captação de financiamento comunitário para a ampliação do parque de habitação municipal, com o propósito de combater situações de maior carência habitacional, promover uma maior regulação do mercado de habitação, potenciar dinâmicas de reabilitação urbana e reforçar a coesão social e territorial”.
Mais de 30 mil famílias, pelo menos, continuam em lista de espera por uma habitação nos municípios da Área Metropolitana de Lisboa (AML), segundo uma contagem feita pela Lusa, com base em dados oficiais.
Dados recentes disponibilizados à agência Lusa pela autarquia liderada por Álvaro Amaro (CDU) revelam que o município de Palmela atribuiu, ao abrigo da implementação da Estratégia Local de Habitação, 49 habitações e entregou na quinta-feira mais três, tendo também dois fogos em fase de contratação de empreitada para reabilitação.