26 Julho 2024, Sexta-feira

- PUB -
Palmela apoia projecto da associação Inovar Autismo

Palmela apoia projecto da associação Inovar Autismo

Palmela apoia projecto da associação Inovar Autismo

Acção da associação de cidadania e inclusão é dirigida a “crianças e jovens residentes no Distrito de Setúbal, entre os 6 e os 18 anos, com e sem deficiência

A Câmara Municipal de Palmela decidiu atribuir um apoio de mil euros à Inovar Autismo para comparticipar a implementação do projecto “Kit Direitos Humanos” promovido pela referida associação de cidadania e inclusão. O protocolo de colaboração entre as duas entidades foi aprovado, por unanimidade, na reunião pública da passada quarta-feira.

- PUB -

“O Kit Direitos Humanos é um projecto inovador, didáctico e sócio-lúdico, inspirado na Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência e adaptado a diferentes idades, para ser utilizado em escolas, associações e grupos informais de educação, tanto pela criança/jovem individualmente, como em família”, explica a autarquia em nota de Imprensa sobre o projecto que “tem uma componente física (jogo de tabuleiro) e uma digital (plataforma moodle e app)”.

Os principais objectivos do programa passam por “sensibilizar as crianças/jovens, famílias e comunidade educativa para a inclusão e direitos humanos das pessoas com deficiência (com especial incidência para a deficiência intelectual/autismo)”, adianta o município.

O projecto visa ainda “capacitar os jovens com deficiência”, tendo em vista a “sua autodeterminação”, bem como a promoção da “mudança ao nível de comportamentos e atitudes sociais e da participação das novas gerações neste processo”.

- PUB -

Esta acção da Inovar Autismo é dirigida a “crianças e jovens residentes no Distrito de Setúbal, entre os 6 e os 18 anos, com e sem deficiência, a frequentar oito escolas públicas de quatro agrupamentos dos concelhos de Palmela, Setúbal, Almada e Barreiro”.

Destina-se ainda, junta a autarquia, a “jovens de sete grupos de escoteiros da Associação dos Escoteiros de Portugal (Palmela, Setúbal, Montijo, Almada e Barreiro), familiares das crianças e jovens envolvidos, professores, animadores, dirigentes de escoteiros e de outras associações de jovens, bem como técnicos das autarquias parceiras e aderentes”. O projecto deve ser implementado “até Dezembro de 2022” e é cofinanciado pelo Fundo Social Europeu, no âmbito do Programa Parcerias para o Impacto.

A Inovar Autismo “foi constituída em 2016 por pais de crianças com Perturbação do Espectro do Autismo, aos quais se associaram outras pessoas com interesse em intervir nesta problemática”, sublinha a edilidade palmelense, que lembra a concluir que a associação de âmbito nacional conta com “222 associados com e sem deficiência”.

- PUB -

 

Partilhe esta notícia
- PUB -

Notícias Relacionadas

- PUB -
- PUB -