Sindicato considera que administração tem “todas as condições” para efectuar um aumento extraordinário dos ordenados
A Comissão Sindical do SITE-Sul reuniu com a Comissão de trabalhadores e outras organizações de trabalhadores da VW Autoeuropa para discutir o que fazer após a decisão unilateral da administração do pagamento de um prémio de 400 euros, que é considerado “inaceitável”, ao invés de realizar um aumento extraordinário dos salários.
Em nota de Imprensa o sindicato afirma que administração da VW Autoeuropa tem “todas as condições” para efectuar um aumento extraordinário dos salários ainda em 2022 e rever o aumento salarial acordado de 2% para o ano de 2023, com o mínimo de 30 euros.
A Comissão Sindical do SITE-Sul aponta o dedo à empresa, afirmando que a empresa se prepara para “atingir resultados históricos com uma produção de cerca de 240.000 carros”, que resulta do “esforço e empenho dos trabalhadores”, sem esquecer o “forte contributo” que os mesmos deram para os lucros alcançados pelo Grupo VW nos primeiros nove meses do ano.
O sindicato informou que transmitiu à comissão de trabalhadores a sua disponibilidade para convergir na acção, nomeadamente na “discussão e convocação de formas de luta decididas pelos trabalhadores a encetar”, isto caso a administração mantenha a sua “intransigência e posição de desrespeito pelos trabalhadores”.
Também transmitiram que os plenários agendados para os dias 8 e 9 de Novembro devem servir para ouvir os trabalhadores e com eles discutir e decidir medidas a tomar para que se atinjam os seus anseios, concretamente o “aumento extraordinário do salário de forma a recuperar o poder de compra perdido”.