Álvaro Amaro, presidente da Câmara, elogiou o trajecto do ‘palmelão’ e lembrou “a amplitude do trabalho do município”
O Cine-Teatro São João acolheu a cerimónia de entrega das Condecorações Municipais, que assinala o Dia do Concelho de Palmela. A mais alta distinção – Medalha de Honra do Concelho – foi atribuída a Octávio Machado, num evento que ficou marcado pela forma como Álvaro Amaro, presidente da Câmara de Palmela, descreveu “a amplitude do trabalho do município”.
O líder autárquico enalteceu, durante a cerimónia da passada quinta- -feira, 1 de Junho, o trabalho das pessoas homenageadas, deixando um particular elogio a Octávio Machado. “Fazemos um tributo aos trabalhadores municipais e entregamos ainda a Medalha de Honra a um cidadão com pródiga carreira desportiva, no movimento associativo e na política autárquica, conhecido a nível nacional como ‘o palmelão’”, referiu.
Álvaro Amaro aproveitou a ocasião para sublinhar o trabalho que tem vindo a ser realizado pelo município. Relativamente ao ambiente, o autarca realçou a conclusão do Plano Local de Adaptação às Alterações Climáticas da Arrábida, confessando que está a tratar do plano de acção referente a Palmela. Ainda no âmbito ambiental, o edil falou das acções de reformulação, da criação de espaços verdes e da iluminação pública “eficiente”.
Quanto à mobilidade, garantiu que o município está muito “envolvido e empenhado em projectos metropolitanos, como a rede de parques agro-alimentares”, falando também sobre a possível instalação de um novo mercado abastecedor no território para servir toda a zona sul. Relativamente ao sector automóvel, o autarca garantiu que “ao contrário de alarmismo recente, como tentativa de desestabilização”, o município tem acompanhado os projectos da Autoeuropa, que “está a investir na criação de uma nova linha especialmente preparada para veículos eléctricos” (ver página 6). O líder autárquico considera que Palmela está a afirmar-se como um “importante produtor de energia limpa”.
Medalhas para 40
Foram homenageadas mais de 40 personalidades e entidades do concelho. Com a Medalha Municipal de Mérito de Grau Ouro foram distinguidas 11 pessoas e entidades. Foram elas: a Associação de Festas de Quinta do Anjo, Grupo Desportivo da Volta da Pedra e José Rodrigues Ferreira (a título póstumo) [Associativismo]; na Cidadania receberam Alberto de Sousa Ferro (A título póstumo), Carlos Alberto da Silva Caçoete (a título póstumo), Hélder Nuno Vieira Alves (a título póstumo) e Lúcio da Costa Calha; na Cultura foi Dolores de Matos (a título póstumo); António Silva Palminha no Desporto; e os talhos do Pedro e do Popas na Economia Local. Foram ainda atribuídas 21 Medalhas de Prata e 13 de Cobre. Com Medalhas Municipais de Serviço Prestado e de Dedicação foram homenageados 45 trabalhadores.