Na cerimónia vão ainda ser distinguidos 90 trabalhadores da autarquia e 10 bombeiros das corporações
A cerimónia de atribuição de condecorações municipais vai ser um dos pontos altos das comemorações do Dia do Concelho de Palmela (1 de Junho). No sábado, a partir das 15 horas no Cine-teatro S. João, vão ser cerca de 70 as personalidades e entidades que vão receber uma condecoração do município.
Aliada a estas comemorações está também a celebração dos 50 anos da Revolução dos Cravos, razão pela qual se vai atribuir a Medalha Municipal de Mérito (Graus Ouro, Prata e Cobre) para prestar homenagem a “quem lutou pelo fim da ditadura e quem se empenhou profundamente, através do exercício do Poder Local Democrático, na promoção do desenvolvimento do concelho”, como explica a autarquia em nota de Imprensa. Além disto vai ser entregue a Medalha de Honra do Concelho de Palmela.
Espaço também a distinção de cerca de 90 trabalhadores da autarquia com Medalhas Municipais de Serviço Prestado e de Dedicação ou a Medalha Municipal de Comportamento Exemplar a cerca de 10 bombeiros das corporações do concelho.
Entre as mais variadas áreas de actuação, com contributos que reconhecidos na vila seja no “passado, presente e futuro”, vão ser distinguidas pessoas, empresas e instituições, a quem se admite estar a contribuir para o bom desenvolvimento do concelho. Nestas distinções estão abrangidas as áreas do Desporto, Tradições e Património Cultural, Sustentabilidade e Responsabilidade Social, bem como Igualdade e Direitos Sociais, Cidadania, Associativismo e Educação.
Cine-teatro recebe eventos durante o fim-de-semana
Apesar de o feriado municipal ser no sábado, a Câmara Municipal de Palmela montou um programa com actividades que se vão realizar desde sexta-feira até domingo. Na sexta-feira o Cine-teatro S. João recebe, a partir das 21h30, “Boémia”. Com arranjos de Marco Ferreira e produção de José Salgueiro o grupo apresenta “canções escritas por Rogério Oliveira, que revisitam acontecimentos desde o fim do Estado Novo até ao 25 de Novembro”. Os bilhetes estão à venda pelo valor de 10 euros.
No sábado as actividades do programa começam bem cedo com duas visitas orientadas: pelo Centro Histórico (9h30), pelo Castelo de Palmela (11h30). A primeira, com ponto de encontro no Chafariz D. Maria I, e a segunda, com início na Praça das Armas, são orientadas por António Lameira, voluntário do Museu Municipal de Palmela. Com duração de 1h30, cada uma, a participação é gratuita mas sujeita a número máximo de participantes – 6 na primeira e 15 na segunda – tem inscrições abertas até ao meio-dia de quinta-feira através do e-mail patrimonio.cultural@cm-palmela.pt ou do contacto telefónico 212336640.
Nesse mesmo dia marca-se o 3.º aniversário do Museu – A Estação, em Pinhal Novo, onde estão previstas três actividades. A conversa “Uma peça, uma viagem: Os azulejos da Estação de Pinhal Novo” (10h30), o teatro de fantoches do projecto “Laços de Leitura”, pelo Centro Integrado de Apoio à Pessoa com Deficiência da Fundação COI, e uma hora do conto (15 horas), e por fim, um brinde com abafadinho caramelo (18 horas).
A primeira actividade é limitada a 15 pessoas e tem inscrições abertas também até quinta-feira. Na tarde de sábado decorre ainda a cerimónia de atribuição das condecorações municipais.
Para a tarde de domingo está marcada, também para o Cine-teatro a partir das 17 horas, a exibição da peça “Cubo” pela espanhola Companhia Elefante Elegante que integra a Mostra Internacional de Artes para o Pequeno Público (SEMENTES). A entrada no evento é gratuita consoante o levantamento de bilhetes.