23 Maio 2024, Quinta-feira

- PUB -
Município e SEIES defendem papel feminino com mais de duas mãos cheias de iniciativas

Município e SEIES defendem papel feminino com mais de duas mãos cheias de iniciativas

Município e SEIES defendem papel feminino com mais de duas mãos cheias de iniciativas

Cinema, desporto, exposições e espectáculos preenchem programa, que arranca quinta-feira e estende-se até finais de Abril

A igualdade de género é para se agarrar com as duas mãos e, em Palmela, a promoção pelos direitos do feminino vai assinalar-se com mais de uma dezena de iniciativas distribuídas por dois meses, a partir da próxima quinta-feira (véspera do Dia Internacional da Mulher) e até 27 de Abril.

“Cinema, desporto, exposições, espectáculos, debates e encontros temáticos” são actividades que integram o cardápio comemorativo do 8 de Março preparado com o objectivo de “alertar e sensibilizar para a contínua necessidade da promoção da igualdade entre mulheres e homens”, revela a Câmara Municipal, responsável pela organização das celebrações em conjunto com a Palmela Desporto e a SEIES – Sociedade de Estudos e Intervenção em Engenharia Social.

- PUB -

Uma aula aberta, de ginástica localizada, na Piscina Municipal de Pinhal Novo (19h30) e a primeira de duas noites consecutivas dedicadas à sétima arte, com projecção de curtas e longas metragens do festival internacional de cinematogafia feminina (Olhares do Mediterrâneo) no Auditório Municipal Rui Guerreiro (21h30), abrem as comemorações já na quinta-feira, 7.

E para o Dia Internacional da Mulher estão reservadas duas actividades nas piscinas municipais de Palmela e Pinhal Novo, natação e aikido, respectivamente. No sábado, 9, vão ser distribuídas ofertas às mulheres nos mercados municipais das duas freguesias. Neste dia, a Biblioteca Municipal de Palmela acolhe (16h00) a apresentação de uma reportagem multimédia da revista Divergente, sobre Luísa Tito de Morais e Maria Machado Pulquério, que actuaram na clandestinidade antes do 25 de Abril de 1974 (com a presença das duas protagonistas).

O cruzamento da mulher com a Revolução dos Cravos não ficará por aí. No Centro Comunitário Monte do Francisquinho, no dia 14 (das 15 às 17h30), vai haver “Conversas de Abril” com o foco no “empreendedorismo no feminino”.

- PUB -

Ainda no mesmo local, bem como noutros pontos do concelho, ao longo deste e do próximo mês, a SEIES leva a efeito a 1.ª edição do programa “Palmela Março Mulher”, com a realização de “exposições, espectáculos, debates, encontros temáticos e outras actividades para a promoção da igualdade entre mulheres e homens”, destaca o município.

A 6 de Abril, a Biblioteca Municipal de Palmela exibe (15h00) o filme “Conceição Matos: coragem hoje, abraços amanhã”, com a presença dos realizadores. Depois da exibição, a URAP apresenta o livro “Elas estiveram nas prisões do fascismo”.

Para 20 e 27 de Abril está programada uma acção de esclarecimento subordinada ao tema “Igualdade na vida local – o papel do associativismo”, promovida pela “Questão de Igualdade – Associação para a Inovação Social”, no Centro Comunitário Monte do Francisquinho. No último dia das comemorações, 27 de Abril, realiza-se ainda (16h00) a leitura de textos alusivos à mulher e à liberdade, ao longo de um percurso a efectuar pelo centro de Águas de Moura.

Partilhe esta notícia
- PUB -

Notícias Relacionadas

- PUB -
- PUB -