Autarcas e associações juvenis reuniram-se no Centro de Recursos para a Juventude de Pinhal Novo
Desporto, música e teatro são algumas das actividades que vão integrar o menu da 28.ª edição do projecto “Março a Partir”, que a Câmara Municipal de Palmela já começou a preparar em conjunto com as associações de jovens do concelho.
A iniciativa, lembra a autarquia, “assinala o Dia do Estudante (24 de Março) e o Dia da Juventude (28 de Março), com um mês repleto de actividades”. E os preparativos estão em marcha. “No dia 23 de Janeiro, decorreu, no Centro de Recursos para a Juventude de Pinhal Novo, uma reunião geral de promotores”, informou o município.
De acordo com a edilidade, os objectivos do “Março a Partir” passam por “promover e divulgar o associativismo, projectos e actividades juvenis”, estimular “a participação juvenil, incentivando os jovens a desenvolverem projectos de acordo com os seus interesses”, e “fomentar o espírito associativo”. Além disso, visa também “sensibilizar para a importância das dinâmicas juvenis em torno de temas sociais, culturais e educativos locais, regionais, nacionais e internacionais”. Dar a conhecer “uma oferta de actividades diversificada” e assegurar que “a informação e a divulgação chega a toda a população juvenil” é ainda outra das metas.
A autarquia pretende que o “Março a Partir” seja, assim, “um projecto aberto à população juvenil, quer individualmente quer num colectivo, de modo formal ou informal”. Nesse âmbito, sublinha a concluir, que podem ser promotores/organizadores do projecto “associações juvenis, associações de estudantes, agrupamentos de escuteiros e grupos de escoteiros”, bem como “grupos informais juvenis, projectos de escola, associações de carácter cultural, recreativo e desportivo e Instituições Particulares de Solidariedade Social, do concelho ou com acção no concelho”.