Município decide avançar com novo posto da GNR em Poceirão

Município decide avançar com novo posto da GNR em Poceirão

Município decide avançar com novo posto da GNR em Poceirão

Ministério da Administração Interna continua a marcar passo. Autarquia já enviou processo para visto do Tribunal de Contas

A tutela continua a marcar passo e o município de Palmela decidiu dar seguimento à empreitada de construção do novo posto territorial da GNR em Poceirão.

- PUB -

O processo já foi enviado “para visto do Tribunal de Contas”, depois de “formalizada a contratação com a empresa adjudicatária”, revela a autarquia.

“Apesar de não ter obtido, ainda, resposta formal do Ministério da Administração Interna, no âmbito do processo de adjudicação, como previsto no Contrato de Cooperação Interadministrativo – resposta insistentemente solicitada desde Maio de 2024 –, o município decidiu prosseguir com a empreitada, considerando o elevado interesse público, bem como a publicação, em Dezembro, da respectiva Portaria de Extensão de Encargos pelo Gabinete do Secretário de Estado Adjunto e do Orçamento e Gabinete do Secretário de Estado da Administração Interna”, explica a edilidade, em nota de Imprensa.

A informação foi, de resto, avançada por Álvaro Balseiro Amaro, presidente da Câmara de Palmela, na reunião do executivo, que decorreu na passada quarta-feira.

- PUB -

O ponto de situação ao processo foi feito quando o autarca apresentava um conjunto de dados sobre segurança no concelho, no âmbito dos resultados de que foi informado numa reunião que manteve com o novo Comandante do Destacamento Territorial de Setúbal da GNR.

O posto de Poceirão foi um dos temas abordados no encontro, tal como a necessidade urgente de reforço de militares no concelho.

Criminalidade e acidentes
Na mesma nota, o município revela que “os dados apresentados pela GNR, referentes a 31 de Outubro, apontam para a redução da criminalidade no concelho de Palmela (-6,55%, o que representa menos 144 crimes), bem como da criminalidade violenta e grave (-17,91%), face ao período homólogo de 2023”.

- PUB -

Nos acidentes rodoviários registados, quer em vias municipais quer em nacionais, os dados “são positivos”. Isto porque, ainda de acordo com a informação transmitida pela GNR, verificou-se “a redução do número de acidentes e de vítimas mortais”. Porém, em sentido inverso, o número de feridos graves aumentou.

Acréscimo teve também o número de “crimes contra o património público”, os quais “podem ser associados a delinquência juvenil”.

O Conselho Municipal de Segurança de Palmela, presidido pela Câmara, reúne-se “regularmente, quer em modelo restrito (apenas com a participação do Comandante do Destacamento Territorial da GNR de Palmela), quer alargado, com a participação de várias entidades, para analisar os dados da criminalidade e sinistralidade neste território”, sublinha a autarquia, a finalizar.

Partilhe esta notícia
- PUB -

Notícias Relacionadas

- PUB -
- PUB -