Estudo sobre Local e-Government em Portugal coloca site da autarquia no top 20
Palmela é um dos municípios em destaque no índice de presença das autarquias na Internet. O município palmelense foi o 18.º melhor classificado no ranking global, que abrange os 308 concelhos do País.
“O destaque foi atribuído pela Universidade do Minho, através do 10.º estudo sobre Local e-Government em Portugal, divulgado no final de 2022, pelo GÁVEA – Observatório da Sociedade da Informação”, revela a autarquia palmelense sobre o estudo realizado, com base em dados recolhidos ainda em 2021.
“Palmela obteve ainda o 1.º lugar (ex aequo com 21 outras câmaras) no critério ‘Conteúdo: tipo e actualização’, que avaliou os conteúdos disponíveis nos sites relativamente à existência de determinados conteúdos considerados importantes e à sua actualidade”, realça a edilidade. Já no critério “Acessibilidade, Navegabilidade e Facilidade de Utilização”, o município de Palmela situou-se na 23.ª posição do ranking. “Este critério avaliou, entre outros aspectos, a qualidade da utilização dos sites, nomeadamente, o posicionamento nos motores de busca, o tempo de carregamento da página, a acessibilidade, a qualidade da navegação e existência de motor de busca interno”, explica a autarquia, que obteve ainda igual classificação noutro dos critérios de avaliação.
“Palmela ocupa, igualmente, o 23.º lugar no critério ‘Participação’, que avaliou os mecanismos que as câmaras colocam ao dispor dos cidadãos, para permitir a sua participação e envolvimento através da Internet.”
“O estudo, que apresenta um retrato sobre o actual estado de modernização e maturidade da presença das autarquias na Internet, teve por base dados recolhidos entre Setembro e Dezembro de 2021”, informa a edilidade palmelense, a finalizar.