Ação é dirigida a um máximo de 12 pessoas. Certificação dos participantes é válida por cinco anos
Doze pessoas, de 16 ou mais anos, vão poder receber formação gratuita sobre “Suporte Básico de Vida com Desfibrilhação Automática Externa (SBV-DAE)” no próximo sábado, entre as 9 e as 17 horas, em Águas de Moura.
Promovida pela Câmara Municipal de Palmela em conjunto com a Associação Humanitária dos Bombeiros Mistos de Águas de Moura, esta ação destinada à população em geral “terá sete horas de duração (com pausa para almoço) e integra avaliação teórica e prática, com certificação válida por cinco anos”, revela a autarquia. Os interessados em receber esta ação de formação têm de se inscrever previamente. As inscrições, adianta a edilidade, são gratuitas, mas “limitadas a 12 participantes”.
Segundo o município, os participantes “ficarão com competências para a identificação de uma paragem cardiorrespiratória (PCR) e para realizar corretamente manobras de Suporte Básico de Vida com recurso a um DAE”.
Ainda de acordo com a autarquia, esta formação “surge no âmbito da implementação do Programa de Desfibrilhação Automática Externa (PDAE) no território da União de Freguesias de Poceirão e Marateca”. Na sequência da implementação desse programa, o município explica que “considerou ser de extrema importância, além de dotar estas localidades com equipamentos de DAE, formar e capacitar o maior número de agentes locais possível para a sua devida aplicação e correto manuseamento, através de ações acreditadas pela entidade reguladora, o Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM)”.
Esta formação enquadra-se na Operação Integrada Local (OIL) Poceirão e Marateca, no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).