A par da exposição e do espectáculo musical, a autarquia vai lançar uma nova linha promocional sobre o património histórico
O lançamento de uma nova linha promocional, uma exposição e um concerto são as actividades com que o município de Palmela vai assinalar o Dia de Santiago (25 de Julho). As iniciativas vão ter lugar na Igreja de Santiago, no Castelo de Palmela. As duas primeiras realizam-se na próxima terça-feira (25) e o espectáculo, de música medieval, está agendado para dia 29 deste mês.
“Merchandising Palmela Conquista” é a nova linha promocional que o município vai lançar, pelas 17h30, e que se baseia “nas figuras históricas espalhadas pelo castelo”, revela a autarquia.
Ainda no mesmo dia (25 de Julho) é inaugurada a exposição de fotografia intitulada “O Caminho: a (Re)descoberta”, da autoria de António Soares Mendes, médico aposentado que retrata a sua experiência pela peregrinação a Santiago. A mostra, adianta o município, vai ficar patente ao público “até 20 de Agosto”.
A proposta de música medieval e renascentista, a ter lugar pelas 21 horas do próximo dia 29, leva ao palco da Igreja de Santiago os TWB (The Wandering Bard) Ensemble. “Formado por músicos de Porto e Leiria, o grupo leva o público para os tempos medievais na Península Ibérica, apresentando os seus arranjos de cantigas de Santa Maria, atribuídas a Alfonso X, o Sábio, avô do Rei D. Dinis”, faz notar a edilidade.
O programa comemorativo do Dia de Santiago é organizado pela Câmara Municipal. A celebração anual da data, no castelo, é justificada pela autarquia com “a forte ligação da Ordem de Santiago a Palmela e o crescente interesse pelo Caminho de Santiago quer no concelho quer a nível nacional”.