Quarta edição da iniciativa vai decorrer em Maio, durante três dias. Manuel Lagarto, presidente da Junta de Freguesia, realçou envolvência da população. Sopa caramela foi chamariz
A apresentação da quarta edição do Mercado Caramelo mobilizou, na tarde/noite do último domingo, a população do Pinhal Novo, que não resistiu ao chamamento da sopa caramela, que é a rainha do evento.
O Mercado Caramelo irá realizar-se a 10, 11 e 12 de Maio no Jardim José Maria dos Santos, onde terá um espaço mais alargado depois da eliminação do lago. No entanto, o presidente da Câmara de Palmela, Álvaro Amaro, fez questão de anunciar que “as obras vão ser suspensas até dia 8 de Julho para que os eventos agendados possam decorrer normalmente”, porque “após a realização das comemorações do 25 de Abril, do Mercado Caramelo, das Festas do Pinhal Novo e do Festival de Gigantones as obras irão avançar em grande força com a colocação de dois jogos de água, pavimento e mobiliário urbano novos”.
O presidente da Junta de Freguesia de Pinhal Novo, Manuel Lagarto, destacou a envolvência da população e “com esta apresentação parece que estamos no Mercado Caramelo do antigamente, que queremos continuar a dinamizar e daí que a bênção dos animais seja uma iniciativa que continue a mobilizar os participantes”. O autarca anunciou a participação, pela primeira vez, da Arcolsa, que “está a proteger a raça saloia e teremos uma exposição de ovelhas, com a realização da ordenha e da tosquia”. O artesanato e a gastronomia são vertentes que terão um espaço mais alargado, mas haverá também exposições de máquinas agrícolas, a participação de 12 profissões antigas, a apresentação do pudim de abóbora e das batatas ensalsadas, que se juntam à sopa caramela e ao abafadinho caramelo.
Nas actividades recreativas destacam-se a Mais Louca Corrida de Carrinhos de Rolamentos, os Robertos de Santa Bárbara, os Gaiteiros da Bardoada, os ranchos folclóricos, a Charanga Huga do Rosário, entre outras.