Caras bem conhecidas vestiram-se a rigor na campanha ‘Ardina por um Dia’ lançada por O SETUBALENSE
Apesar do mau tempo e da chuva que se fez sentir, foi de braços abertos, com bom humor e muita vontade de ajudar os Bombeiros Voluntários de Pinhal Novo que a iniciativa ‘Ardina por um Dia’ foi recebida na manhã desta terça-feira, contando com a colaboração de várias caras bem conhecidas da vila pinhalnovense e do concelho de Palmela.
Esta campanha, lançada por O SETUBALENSE para ajudar financeiramente esta corporação, baseou-se na venda de jornais, feita por figuras públicas, sendo que o valor acumulado reverte para os bombeiros desta vila. Após o arranque no Seixal, a vila de Pinhal Novo não quis ficar para trás, sendo com a proteção de um guarda-chuva e cheia de vontade, que a presidente da Câmara Municipal de Palmela, Ana Teresa Vicente, deu o pontapé de saída e iniciou a venda de jornais na Praça da Independência.
Para a autarca esta é uma iniciativa solidária “muito interessante”, não só pelo “significado que traz de dádiva”, mas também por ser um “estímulo e um convite” à população para que participem. “Não há nada que substitua esta proximidade que um órgão de comunicação social tem com a sua comunidade. Portanto, há aqui também um incentivo para que as pessoas comprem, leiam, participem na edição do jornal local. E, portanto, O SETUBALENSE, não na dimensão local, mas na dimensão regional, tem esse papel. Por isso, felicito-o e por isso participamos. Estamos aqui para dar o nosso contributo e o nosso exemplo também”, atirou.
Presente esteve também o presidente da direção da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários do Pinhal Novo, Fernando António, que considerou que estas ações solidárias são sempre “muito importantes” para os corpos de bombeiros e para as associações humanitárias. “É através destas iniciativas que nós conseguimos alguns fundos, fundos esses que são muito importantes para a nossa vida diária e para suprir as nossas dificuldades financeiras”, referiu.
O responsável explicou ainda que os cerca de 500 euros angariados na iniciativa do ‘Ardina por um Dia’ de 2024 foi destinado à compra de equipamentos e ferramentas para os cadetes que estão atualmente a ser formados. “É sempre uma mais-valia. Hoje não temos aqui os cadetes connosco, porque ainda é época de aulas e eles não puderam estar, mas é o compromisso que nós assumimos foi que estas contribuições sejam para compra de equipamentos para eles”, esclareceu.
No ramo político, José Carlos Sousa, vereador do PS na autarquia palmelense, sublinhou que estas iniciativas de solidariedade são “sempre relevantes”, não só para o jornal que tem a iniciativa, mas neste caso para os Bombeiros do Pinhal Novo. “Por muito pouco que se acabe por angariar, é sempre relevante falar da instituição e é isso que estamos a fazer quando estamos na rua, falamos da instituição O SETUBALENSE, mas da instituição Bombeiros Voluntários do Pinhal Novo, portanto as questões da solidariedade, da partilha, da relação, acho que estão aqui muito próximas e isso é muito relevante”.
Quanto à resposta das pessoas, o autarca referiu que a mesma foi “muito boa”. “Há uma aceitação capaz e, enfim, os bombeiros são sempre aquela associação de que todos acabam por gostar de uma forma ou de outra e esperamos que nunca precisemos muito dos mesmos”, atirou.
Nesta iniciativa participaram ainda João Sim Sim e João Chaleira Damas , membros da direção da associação dos bombeiros, com quatro elementos da corporação, Roberto Cortegano, vereador do PSD/CDS, e outros elementos do executivo CDU. Esta quarta-feira a campanha estará no Barreiro, sendo que na quinta-feira os ‘Ardinas por um Dia’ vão estar na Moita e na sexta-feira no Montijo e Alcochete.