Jovem de Palmela, que está na equipa de comunicação, vai estar na missão não executiva até junho de 2026
Mariana Serejo, Alferes da Força Aérea Portuguesa e natural da Quinta do Anjo, em Palmela, começou recentemente a sua primeira missão militar internacional.
A jovem de 23 anos está numa missão em Moçambique, ao serviço da Missão de Assistência Militar da União Europeia (EUMAM MOZ). “Embora seja portuguesa, há uma parte da minha história que sempre pertenceu a Moçambique. A minha avó e a minha mãe nasceram aqui, e crescer a ouvir as suas histórias despertou em mim uma grande curiosidade por este país. Estar agora em Moçambique permite-me compreender melhor esta herança familiar”, relata como se lê em nota de Imprensa enviada a O SETUBALENSE.
Cresceu em Palmela, tendo frequentado a Escola Hermenegildo de Capelo e a Escola Secundária de Palmela e terminado o ensino secundário na Escola Técnica Profissional da Moita. O seu desenvolvimento também passou pelo Montijo, onde jogou basquetebol durante 14 anos e onde iniciou a sua experiência como treinadora.
Formou-se depois em Audiovisual e Multimédia pela Escola Superior de Comunicação Social e está atualmente a concluir o Mestrado em Publicidade e Marketing na mesma instituição e integra agora a equipa de Comunicação da missão como Public Affairs Deputy, onde desempenha funções na área das Relações Públicas e apoio à Estratégia de Comunicação. Neste sentido trabalha diariamente com equipas internacionais e especializadas, cujas competências distintas se complementam e garantem uma atuação coordenada, eficiente e alinhada com os objetivos da missão.
“Ao mesmo tempo, venho com um enorme sentido de responsabilidade e vontade de aprender. Trabalhar com profissionais tão experientes, de diferentes ramos e nacionalidades, é uma oportunidade única para desenvolver as minhas capacidades técnicas e crescer enquanto militar e enquanto profissional de comunicação. Quero aprender o máximo possível com a experiência das equipas com quem colaboro; cada aprendizagem que levar comigo será uma mais-valia para o presente e o futuro do meu percurso profissional”, refere ainda a Alferes Mariana Serejo.
Segundo o mesmo comunicado sabe-se que a Missão de Assistência Militar da União Europeia em Moçambique é uma missão não executiva, com mandato em vigor até junho de 2026 e que é comandada pelo Comodoro César Pires Correia, da Marinha Portuguesa, composta por 83 militares de 12 nacionalidades diferentes, dos quais 40 são portugueses pertencentes à Marinha, Exército, Força Aérea e GNR.