Livro e exposição prestam homenagem aos presos políticos. Cerimónia realiza-se no domingo (5) na Biblioteca Municipal de Palmela. Mostra com o mesmo nome será inaugurada no Foyer do Auditório
A Câmara Municipal de Palmela promove, no próximo domingo, 5, a partir das 16h00, o lançamento do livro “A PIDE em Pinhal Novo – Para que a memória não esmoreça”, da autoria de José António Cabrita (Colecção Estudos Locais – Câmara Municipal de Palmela). A cerimónia terá lugar na Biblioteca Municipal de Palmela e permitirá ainda a inauguração, no Foyer do Auditório, de uma exposição com o mesmo nome.
“Este trabalho de parceria entre o município e José António Cabrita constitui uma homenagem aos presos políticos de Pinhal Novo, vítimas, ao longo de 48 anos, dos horrores da ditadura fascista”, revela a autarquia, adiantando que tem como objectivo “dar continuidade ao estudo e divulgação do que foi o empenho, a dedicação e a abnegação de quem lutou e sofreu, em nome da justiça e dos direitos sociais e políticos e da melhoria das condições de vida”.
José António Cabrita estudou e ensinou Sociologia, tendo-se dedicado também à investigação de diversos temas, como a cultura caramela e a historiografia de Pinhal Novo.
A obra sobre a acção da PIDE “explora o arquivo documental da polícia política e dá voz a vários testemunhos de quem passou pelas prisões do Tarrafal ou de Peniche, bem como dos seus familiares e amigos”.
A exposição “A PIDE em Pinhal Novo – Para que a memória não esmoreça” estará patente ao público até 30 de Novembro.
Noticia actualizada dia 03/11/2017 às 10h46, com rectificação da data de realização do evento, que é domingo, dia 5.