9 Maio 2024, Quinta-feira

- PUB -
InnoEnergy e ATEC de Palmela juntam-se para dar formação na área das baterias

InnoEnergy e ATEC de Palmela juntam-se para dar formação na área das baterias

InnoEnergy e ATEC de Palmela juntam-se para dar formação na área das baterias

Parceria pioneira é “um importante passo para a requalificação dos trabalhadores industriais em Portugal”, diz o CEO da EIT InnoEnergy

 

Apoiar a requalificação dos trabalhadores no sector das baterias através de formação, tendo em vista a transição energética em Portugal, é o objectivo da EIT InnoEnergy e da ATEC de Palmela que assumiram uma parceria pioneira para o efeito. As duas entidades começam agora a desenvolver no mercado português a oferta formativa da European Battery Alliance (EBA) Academy na área das baterias.

O protocolo de cooperação entre a InnoEnergy e a ATEC foi assinado recentemente e visa fornecer “formação que permita desenvolver as competências necessárias na cadeia de valor das baterias em Portugal”, revelou a assessoria de comunicação da empresa, em nota de Imprensa.

O acordo constitui “um importante passo para a implementação de um plano de requalificação dos trabalhadores industriais em Portugal” e, consequentemente, para “colocar o País na linha da frente para satisfazer as exigências do mercado europeu de baterias em rápido crescimento, no qual é necessária uma reforma robusta e liderada pela indústria”, considera Mikel Lasa, CEO da EIT InnoEnergy Iberia, citado na mesma nota.

João Carlos Costa, director geral da ATEC, também citado no comunicado, reforça que a parceria “permite disponibilizar ao mercado nacional uma oferta formativa de elevada qualidade” e vem, assim, dar “continuidade às diversas iniciativas” que têm contado com a “colaboração da ATEC a nível nacional e Europeu”.

O sector das baterias, de acordo com a comunicação da InnoEnergy, “tem um valor estimado em 250 mil milhões de euros, para a Europa, em 2025, sendo responsável pela criação de 4 milhões de novos postos de trabalho”. “Associado a este crescimento está a previsão da necessidade de formação (upskilling e reskilling) de cerca de 800 mil pessoas em toda a Europa”, faz notar.

A EBA Academy é uma plataforma de serviços de aprendizagem que cobre toda a cadeia de valor das baterias, desde matérias-primas a aplicações e reciclagem, contando já com mais de 30 pacotes de aprendizagem diferentes. Esta plataforma está já presente em diversos países Europeus, como Espanha e França, através de entidades formadoras locais, que adaptarão os pacotes formativos às necessidades locais.

A EIT InnoEnergy foi “nomeada pela Comissão Europeia para coordenar a iniciativa industrial European Battery Alliance – EBA250, na qual estão inseridas as actividades da EBA Academy, cuja missão é educar e formar o capital humano necessário para a transição energética”.

A ATEC é uma academia de formação, localizada em Palmela e também no Porto, “com larga experiência na formação de activos”, e tem vindo a trabalhar no plano nacional e internacional no desenvolvimento de formação para o sector de baterias.

Partilhe esta notícia
- PUB -

Notícias Relacionadas

- PUB -
- PUB -