Garantia foi dada pelo secretário de Estado das Infraestruturas ao presidente da Câmara Municipal
A reparação das Estradas Nacionais 379 e 252 no concelho de Palmela vai ser prioritária para o Governo. O compromisso, revela o município, “foi assumido pelo secretário de Estado das Infraestruturas, Hugo Espírito Santo”, numa reunião realizada no passado dia 9 com Álvaro Balseiro Amaro, presidente da Câmara Municipal de Palmela.
No âmbito das intervenções, a tutela vai “dar instruções à Infraestruturas de Portugal (IP) para começar a estudar as vias variantes no concelho”. Segundo a informação transmitida ao autarca, “será lançado projecto para reparação da EN 379 no final do primeiro semestre deste ano e para a EN 252 em 2026”, avança a edilidade.
A autarquia adianta que o secretário de Estado “considerou também que a reiterada proposta do município de assumir a gestão dos troços urbanos destas vias é interessante e poderá ter enquadramento em breve, por via de um novo diploma legal que pretende agilizar estes processos de descentralização”.
A reunião com Hugo Espírito Santo realizou-se na sequência de uma primeira audiência que Álvaro Amaro teve com o ministro das Infraestruturas, Miguel Pinto Luz, em 13 de Maio último. Nessa altura, o edil insistiu junto da tutela para que fossem dadas “respostas concretas ao pacote de reivindicações antigas das autarquias e populações, fortemente penalizadas pela intensidade do tráfego naquelas duas vias estruturantes, que atravessam o coração de localidades como Pinhal Novo, Volta da Pedra, Aires, Quinta do Anjo ou Cabanas”.