Elementos do Núcleo de Protecção Ambiental (NPA) de Palmela da Guarda Nacional Republicana (GNR) resgataram, no último domingo, um gaio – ave de espécie protegida (Garrulus glandarius) – que estava preso numa gaiola, em Lagameças.
A ave foi detectada durante uma acção de patrulhamento. Encontrava-se “num terreno adjacente a uma residência” e “estava aprisionada numa gaiola”, anunciou a GNR, em comunicado. “No decorrer da acção apurou-se que se tratava de uma espécie cinegética e que esta estava em cativeiro sem o respectivo alvará de detenção de espécies cinegéticas do Instituto da Conservação da Natureza e Florestas (ICNF)”, explicou a força militar.
“A ave foi resgatada, tendo sido elaborado o respectivo auto de contra-ordenação, por detenção de uma espécie cinegética em cativeiro sem a devida licença. No seguimento da acção, a ave foi entregue ao ICNF”, adiantou. A GNR lembra ainda que “a reprodução, criação e detenção de espécies cinegéticas em cativeiro só é permitida se for autorizada para fins de repovoamento, utilização em campos de treino, produção de reprodutores, consumo alimentar, produção de peles ou fins científicos, didáticos, recreativos e de colecção”.