Iniciativa regressou ao centro da vila de Palmela. Expositores e showcookings atraíram atenções
Cerca de quatro mil é o número de visitantes que a Câmara Municipal de Palmela estima que passaram, no último fim de semana, entre sexta-feira e domingo, pelo Festival do Moscatel, realizado no Largo de São João.
Degustar os melhores moscatéis e produtos derivados foi a principal proposta desta sexta edição do evento, que regressou àquele espaço central da vila.
A autarquia destaca o Mercado do Moscatel de Setúbal, realizado no interior da recentemente requalificada Capela de São João Baptista, que “contou com a presença de 10 produtores de vinho e produtos regionais”. Mas também os showcookings, na tenda exterior, que registaram “cerca de 600 participantes”.
Na Biblioteca Municipal de Palmela, adianta, “decorreram as provas técnicas, orientadas por enólogos conceituados” e “funcionou também um espaço dedicado às crianças, com ateliers de leitura”. Houve ainda “uma zona de ‘street food’ ao ar livre, exposições”, assim como “o envolvimento da restauração e da hotelaria”.
Para Ana Teresa Vicente, presidente da Câmara, esta está entre as “iniciativas que marcam o reconhecimento das instituições e do território pelas atividades económicas” locais. “Este ano devolvemos o festival ao Largo de São João, que é o centro da nossa freguesia e o espaço natural para acolher este evento”, disse a autarca logo na abertura do certame que, vincou, é dirigido não a massas mais sim “a um público específico”.
Já Ângelo Machado, presidente da Associação da Rota de Vinhos, entidade que organizou o evento em parceria com o município, lembrou que “o Moscatel de Setúbal é a essência de Palmela, o reflexo do trabalho árduo e da sabedoria acumulada ao longo de gerações” neste território.