Nome grande da música ligeira actua no dia 1 de Junho. “Noite Jovem” e projecto “Comida em Casa” são as novidades desta edição
Uma das principais novidades na edição deste ano da Feira Agrícola e Comercial do Poceirão, que vai decorrer de 30 de Maio a 2 de Junho e apresenta Mónica Sintra como cabeça-de-cartaz no plano artístico, é a grande abertura aos mais jovens com duas noites de música a cargo dos DJ’s Gonzagas & Trombinhas e DJ Goose. A outra é o projecto “Comida em Casa”, através do qual os visitantes podem conhecer as oportunidades de pequenos negócios familiares no mundo rural.
Com estas alterações, e a consolidação dos momentos tradicionais da feira, Leandro Rocha, jovem de apenas 21 anos que preside à comissão organizadora, disse durante a apresentação do certame, na passada sexta-feira, que estão reunidas as condições para um evento de qualidade que irá atrair muitos visitantes.
“As minhas expectativas é que esta feira seja do gosto de toda a gente, uma vez que temos um programa vasto para todos os gostos e para todas as faixas etárias. Esperamos uma grande adesão das pessoas, para criarem novas memórias e quem sabe também novos negócios”.
A anfitriã da feira, Cecília Sousa, presidente da Junta da União de Freguesias de Poceirão e Marateca, elogiou a “coragem” de uma comissão formada por muitos jovens ter assumido a organização de uma feira com imensa tradição.
“É uma força nova de trabalho, mas que vai manter as tradições e aquilo que é a génese de uma feira agrícola que promove o mundo rural. Acredito que são jovens com novas ideias com vontade de trabalho, com vontade de fazer mais, mas que vão honrar todas aquelas pessoas que por aqui passaram e que ao longo dos anos foram criando esta feira. Da nossa parte cá estaremos sempre para apoiar, num espírito de missão, para que a feira cresça cada vez mais para ajudar na promoção e divulgação dos nossos produtos locais”.
Do programa artístico destaca-se a actuação de Mónica Sintra, no dia 1 de Junho, às 23h30, no palco principal.
Momentos emblemáticos
Um dos dois momentos mais emblemáticos do certame tem lugar logo na primeira noite com a eleição da Rainha da Feira e espectáculo musical com Marisa Ramos e Paper Hearts. O outro é o sempre muito aguardado desfile etnográfico, no dia 2, a partir das 18h00.
Mas há mais para usufruir nesta 34.ª edição da Feira Comercial e Agrícola do Poceirão. Uma exposição de máquinas agrícolas, artesanato, espectáculos musicais, mostra de associativismo, espaço infantil, feira franca e tasquinhas estarão à disposição dos visitantes.
Em paralelo vão decorrer outras actividades durante os três dias, das quais se destacam a “Noite da Brasa”, uma cãominhada, o III Passeio de Pasteleiras ou o “Poceirão Colorido”. Do programa consta ainda a inauguração, no dia 1 de Junho, do Circuito de Manutenção “Poceirão em Movimento”. Ainda a 1 de Junho (Dia da Criança), a organização não esqueceu os mais pequenos e vai celebrar a data com insufláveis e pinturas faciais. Os visitantes vão poder assistir também à demonstração de tosquia de ovelhas.
Para a edição de 2024 o certame tem um orçamento de 30 mil euros e conta com o apoio financeiro de 5 mil euros do município de Palmela, além dos apoios logístico e técnico. A Junta da União das Freguesias de Poceirão e Marateca também apoia a realização do evento.
Projecto ‘Comida em Casa’ impulsiona agricultores
Para Luís Calha, vice-presidente da Câmara Municipal de Palmela, a iniciativa “Comida em Casa” é um dos grandes destaques da Feira Agrícola e Comercial do Poceirão de 2024. O projecto, no âmbito do PRR (Plano de Recuperação e Resiliência), é uma oportunidade única que o município “agarrou, porque dá um contributo para a comercialização e valorização dos produtos locais da freguesia, não só na região, mas também por todo o País”, realçou o autarca. A iniciativa “Comida em Casa” é um projecto desenvolvido em parceria com a associação industrial portuguesa. “Com este esforço conjunto, acreditamos dar um apoio muito importante aos pequenos agricultores do Poceirão para levarem mais longe os seus produtos”, disse Luís Calha. “É sempre com enorme satisfação que vemos a realização de um certame que promove o mundo rural, afirmando o seu potencial, neste caso o Poceirão, e toda esta região em particular”, concluiu.