‘Especialistas’ de várias áreas juntam-se para debater contextos de risco biológico

‘Especialistas’ de várias áreas juntam-se para debater contextos de risco biológico

‘Especialistas’ de várias áreas juntam-se para debater contextos de risco biológico

|

A importância dos equipamentos de protecção e a gestão segura de materiais perigosos serão alguns dos temas a abordar

 

O que fazer para prevenir ou como gerir situações decorrentes do contacto com matérias perigosas são temáticas que vão estar em foco no I Seminário de Risco Biológico, a ter lugar esta sexta-feira, 23, a partir das 9 horas, na Biblioteca Municipal de Palmela.

- PUB -

A iniciativa, com a participação de “especialistas” de diversas entidades – da saúde ao socorro –, vai dividir-se em três painéis: capacitação para o risco e para a formação; protecção e socorro; e pós-intervenção e gestão de resíduos de risco biológico. Ana Pelerito, do Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge, Leopoldo Gonçalves, subchefe principal dos Sapadores de Lisboa, e Miguel Moita, da plataforma Intervir.pt, são os oradores que vão intervir pela manhã.

À tarde, os trabalhos prosseguem com as participações de Fábio Martins, enfermeiro em representação do Instituto Nacional de Emergência Médica, Carlos Mendes, da Autoridade Nacional de Emergência e Protecção Civil, Pedro Badoni, da Deathclean, e Mário Esteves, do Serviço de Utilização Comum dos Hospitais.

“O encontro vai abordar temas importantes para compreender e gerir situações que envolvem agentes biológicos perigosos e pretende promover a consciência sobre medidas de segurança, protocolos de contenção e resposta a emergências”, revela o município de Palmela, que integra a organização do evento através do serviço de protecção civil, juntamente com a Deathclean e a Intervir.pt.

- PUB -

De acordo com a autarquia, durante o seminário serão abordados “os diferentes níveis de risco biológico, a importância do uso adequado de equipamentos de protecção individual e colectiva, a necessidade de seguir procedimentos rigorosos em laboratórios e ambientes de trabalho e a legislação e as directrizes internacionais para a gestão segura de materiais biológicos”. Além destes temas, serão ainda “discutidos casos históricos e estudos de incidentes relacionados com o risco biológico, com enfoque nas melhores práticas para prevenir acidentes”.

O encerramento do encontro está previsto para as 18 horas. Os interessados em participar devem adquirir bilhete – no valor de 15 euros – no site oficial do evento, em https://riscobiologico.pt.

Partilhe esta notícia
- PUB -

Notícias Relacionadas

- PUB -
- PUB -