Município inaugurou obra de requalificação do espaço, que apresenta agora melhores condições e segurança para as crianças brincarem
A Escola Básica da Lagoa da Palha, na freguesia de Pinhal Novo, apresenta agora melhores condições para as crianças poderem desfrutar do recreio. A Câmara Municipal de Palmela inaugurou, na última quarta-feira, a obra de requalificação do logradouro do estabelecimento de ensino.
A intervenção resultou de um projecto que contou “com o envolvimento da comunidade escolar, no âmbito do ‘Eu Participo Crianças’”, lembra a autarquia, em nota de Imprensa, ao mesmo tempo que faz notar que os alunos usufruem agora de “um espaço exterior renovado, onde podem brincar em liberdade e com segurança”.
“Com uma área de intervenção de cerca de 800 metros quadrados, a obra representou um investimento municipal de 108.000€ (+ 9.840€ do projecto). Incluiu a remodelação e uniformização de pavimentos, criação de áreas de sombra e instalação de novos equipamentos e mobiliário, como bancos, bebedouros ou papeleiras”, detalha a edilidade.
A inauguração levada a efeito ainda antes do final do ano lectivo foi ponto de honra para Álvaro Balseiro Amaro, presidente da Câmara de Palmela. “Pela vontade de ter este compromisso cumprido ainda com a comunidade escolar presente”, justifica o autarca, citado na mesma nota do município.
O edil realça o facto de o projecto para a intervenção ter sido “participado e pensado pelas crianças”, assim como por pais e encarregados de educação, através de contributos sobre o que manter e alterar e o que fazia falta. “Ficamos mais felizes quando as obras têm este envolvimento”.
O investimento na área da educação e na requalificação de património emblemático é, de resto, uma prioridade do município. “É uma opção política que os equipamentos mais antigos como este, que fazem parte da alma dos lugares, estejam reabilitados, porque enquanto têm crianças para os ocupar, o município não desiste deles”, frisa o presidente da autarquia.
Também citado na mesma nota, o representante dos pais e encarregados de educação da EB da Lagoa da Palha enaltece a actuação da Câmara Municipal ao levar por diante o projecto de requalificação do espaço, tendo em conta a importância de se investir em “meios pequenos, onde é difícil ter recursos”.
De acordo com a edilidade, a requalificação do logradouro da EB da Lagoa da Palha “contribuiu para a concretização dos Objectivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 4 – Educação de Qualidade e 16 – Paz, Justiça e Instituições Eficazes”.