28 Junho 2024, Sexta-feira

- PUB -
E o município do ano da Área Metropolitana de Lisboa é Palmela

E o município do ano da Área Metropolitana de Lisboa é Palmela

E o município do ano da Área Metropolitana de Lisboa é Palmela

||

Iniciativa promovida pela Universidade do Minho distingue melhores práticas autárquicas. Álvaro Amaro recebeu prémio no Funchal

 

Palmela venceu o prémio “Município do Ano 2021” na categoria regional Área Metropolitana de Lisboa, distinção promovida pela Universidade do Minho através da plataforma Um-Cidades. O galardão – que premiou a candidatura palmelense “Percursos de Vida Saudável – Um projecto de apoio à Idade +” – foi entregue ao presidente da autarquia, Álvaro Balseiro Amaro, no passado dia 2, no Funchal.

- PUB -

“A organização reconheceu a qualidade da candidatura apresentada, que reflecte o trabalho desenvolvido pelo município de Palmela junto da população idosa, no sentido da promoção de um envelhecimento activo, com mais saúde e autonomia”, revelou a autarquia, em nota de Imprensa, ao mesmo tempo que explicou as práticas adoptadas que mereceram o reconhecimento.

“A Unidade Móvel de Saúde, o serviço de teleassistência e o voluntariado são os principais eixos da Estratégia Municipal PRIA (Percursos em Rede para a Inclusão Activa), cofinanciada pelo Portugal 2020 e assente na promoção de políticas de combate ao isolamento, prevenção e promoção de hábitos de vida saudável, através do apoio médico e social de proximidade.”

De acordo com a edilidade, “além dos importantes impactes de natureza social que a implementação prática desta estratégia tem registado junto da população com mais de 55 anos, a disponibilização gratuita destes serviços à comunidade tem impactes financeiros positivos”. Desde logo “na vertente de prevenção da doença, minimizando custos às famílias, SNS e IPSS”, além de, “por via da teleassistência”, permitir “evitar ou retardar o recurso à institucionalização das pessoas mais vulneráveis, conferindo-lhes mais autonomia e segurança”.

- PUB -

- PUB -

A distinção de Palmela surge depois de este município já ter estado por três ocasiões indicado para os “Prémios Município do Ano”, promovidos pela Universidade do Minho.

“Na edição de 2016, Palmela esteve entre os nomeados da AML com o projecto ‘Academia da Protecção Civil de Palmela’ e repetiu em 2017, com a candidatura ‘Centro Histórico de Palmela – Lugar, História e Futuro’.

Em 2019, foi finalista na categoria intermunicipal com o projecto ‘Território Arrábida – Património Partilhado’, em parceria com Sesimbra e Setúbal”, lembrou a autarquia. À quarta foi de vez…

- PUB -

Águeda foi o “Município do Ano” com o projecto “AgitÁgueda Art Festival”. Os “Prémios Município do Ano” têm como objectivo “distinguir boas práticas autárquicas e colocar na agenda a temática da territorialização do desenvolvimento, perspectivada a partir da acção das autarquias”.

Partilhe esta notícia
- PUB -

Notícias Relacionadas

- PUB -
- PUB -